Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Fórum Econômico Mundial anuncia “kit” para criação de moeda digital do Banco Central

  • Por Luciano Rodrigues
  • - 23/01/2020
  • às 15:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Fórum Econômico Mundial anuncia "kit" para criação de moeda digital do Banco Central

Depois de anunciar incentivos para o desenvolvimento de aplicações baseadas em blockchain, o Fórum Econômico Mundial, anunciou um “kit de ferramentas” para ajudar governos em todo o mundo a entender se a implantação de um CBDC seria vantajosa e orientá-los no seu design. O Fórum colaborou com reguladores, pesquisadores do banco central, organizações internacionais e especialistas de mais de 40 instituições para desenvolver a estrutura.

“Dados os papéis críticos que os bancos centrais desempenham na economia global, qualquer implementação de moeda digital do banco central, inclusive potencialmente com a tecnologia blockchain, terá um profundo impacto nacional e internacionalmente. […] É imperativo que os bancos centrais procedam com cautela, com uma análise rigorosa das oportunidades e desafios colocados”, destacou Sheila Warren, chefe de blockchain e DLT no Fórum Econômico Mundial.

O “kit” divide os CBDCs em três categorias: varejo, atacado e híbrido. A primeira categoria permite que usuários não financeiros mantenham contas em moeda digital, enquanto a segunda é um sistema eletrônico que concede acesso à reserva do banco central que pode ser usado por bancos comerciais e outras instituições financeiras para transações interbancárias e de segurança.

Já os CBDCs híbridos permitem que instituições financeiras que normalmente não têm acesso a um mecanismo de depósito do banco central mantenham reservas nele. Isso permitiria salvaguardas e monitoramento mais fortes dessas organizações e melhoraria a interoperabilidade entre diferentes sistemas de pagamento, de acordo com o WEF.

“[O banco central] poderia delegar a aprovação de transações em uma rede mais descentralizada, provavelmente composta por instituições financeiras regulamentadas. A aprovação da transação pode seguir um processo de consenso pré-especificado, determinado pelo banco central, que pode incluir privilégios para o banco central, como poderes ou visibilidade de ‘veto’ da transação. Também é possível desenvolver um sistema DLT no qual o banco central continua sendo o único nó de validação, mas se beneficia de outras vantagens relacionadas ao DLT.”. destaca o documento.

Leia também: Fórum Econômico Mundial lança blockchain para controlar a mineração de metais

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.