Ir para o conteúdo
AO VIVO
BITCOIN REVERTENDO PARA ALTA; COMO LUCRAR SE O PREÇO DECOLAR?
Clique aqui
Comprar Bitcoin
Carteira BG
Newsletter
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Logo CriptoFácil
Comprar Bitcoin
Mercado
DeFi
NFT
Web3
Carteira BG
Comprar Bitcoin
Mercado
Carteira BG

Denúncias contra Altas Quantum serão analisadas na próxima semana

  • Por Luciano Rocha
  • - 07/04/2021
  • às 10:10
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Denúncias contra Altas Quantum serão analisadas na próxima semana
Foto: Pexels
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

O Ministério Público Federal (MPF) marcou a data para analisar as denúncias contra a Atlas Quantum. Segundo o Cointelegraph Brasil, a análise ocorrerá na próxima terça-feira (13).

As denúncias fazem parte do caso completo contra a empresa. O processo tem como relator o conselheiro Oswaldo D’Alburquerque.

Publicidade

A análise ocorrerá durante a quinta reunião do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Ela será transmitida ao vivo no canal do CNMP no YouTube a partir das 9h.

Sessão determinará instância de julgamento do caso

Segundo a matéria, a sessão do CNMP terá caráter avaliativo. O MPF determinará se existem indícios de crimes federais nas operações da Atlas.

O CNMP também determinará em qual instância a Atlas Quantum deverá ser julgada. Portanto, não haverá qualquer julgamento ou punição contra a empresa neste momento.

Publicidade

A definição da instância vai depender dos tipos de crimes que forem identificados. Caso o CNMP determine que a Atlas cometeu crimes federais, o caso irá para o MPF e para a Polícia Federal. Se não houverem esses crimes, o caso segue para a Justiça Estadual.

Decisão pode entrar em um limbo

Embora pareça um trâmite burocrático, esta definição acaba sendo importante. Segundo especialistas, não há uma regra clara sobre o que determina se um caso deve ser julgado em esfera federal.

Segundo eles, houveram ocasiões em que o CNMP promulgou decisões diferentes para casos semelhantes. Eles citam um caso recente de uma empresa que também foi acusada de pirâmide financeira.

Publicidade

Na decisão, o MPF afirmou ter encontrado indícios claros de fraude. No entanto, determinou que não havia crime contra o Sistema Financeiro Nacional (SFN). Portanto, não tratava-se de um crime federal.

“Ausência de indícios de crime contra o Sistema Financeiro Nacional. Carência de elementos de informação capazes de justificar a atribuição do Ministério Público Federal para a persecução penal”, disse a decisão determinando o declínio de atribuição à justiça federal.

Tentativa de acordos

O caso da Atlas começou em 2019 quando a empresa foi suspensa pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Após a suspensão, os clientes foram impedidos de retirar seus Bitcoins da plataforma.

Durante o mês de março, a Atlas tentou realizar acordos com clientes que foram lesados. Pelo menos dois acordos e propostas foram ofertados pela empresa.

Publicidade

No entanto, as propostas não envolviam a devolução do valor integral. De fato, muitas delas envolviam a devolução dos Bitcoins com base na cotação de 2019. Como a criptomoeda se valorizou desde então, os investidores teriam grandes perdas.

Leia também: ETF de criptomoedas será listado na B3 em 22 de abril

Leia também: Outra Wakanda: Akon anuncia nova cidade focada em criptomoedas

Publicidade

Leia também: Suno Research sugere projeto de lei para punir pirâmides financeiras

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.