Ir para o conteúdo
AO VIVO
BITCOIN REVERTENDO PARA ALTA; COMO LUCRAR SE O PREÇO DECOLAR?
Clique aqui
Comprar Bitcoin
Carteira BG
Newsletter
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Logo CriptoFácil
Comprar Bitcoin
Mercado
DeFi
NFT
Web3
Carteira BG
Comprar Bitcoin
Mercado
Carteira BG

Conheça cinco inovações que destacaram o Ethereum em 5 anos de história

  • Por Luciano Rodrigues
  • - 01/08/2020
  • às 11:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Conheça cinco inovações que destacaram o Ethereum em 5 anos de história
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

O dia 30 de julho marcou o quinto aniversário do lançamento do Ethereum.

A rede foi criada como uma proposta de aprimoramento diante de “sérios problemas de escalabilidade” que surgiram ao se construir a rede do Bitcoin.

Publicidade

O criador do ETH, Vitalik Buterin, expressou essas ideias em janeiro de 2014, no âmbito da “North American Bitcoin Conference”, realizada em Miami (EUA). Na ocasião, Buterin apresentou o projeto e sua proposta de desenvolvimento e escalonamento.

No entanto, mesmo após cinco anos de seu lançamento, o Ethereum tem problemas de escalabilidade semelhantes ao do Bitcoin, além de outros.

Ethereum

Em seu discurso de 2014, Buterin explicou que o Ethereum seria uma plataforma que trabalharia no conceito de contratos inteligentes.

Publicidade

Assim, com essa abordagem, o fundador do ETH ofereceu uma lista de descrições que antecipavam a série de inovações que ganharam brilho no ecossistema de criptomoedas por meio do Ethereum.

Entre as ferramentas que se tornaram populares na rede – muitas das quais já existem no Bitcoin – estão contratos inteligentes e ofertas iniciais de moedas (ICO). Além dos aplicativos descentralizados, tokens não dispensáveis ​​e finanças descentralizadas (DeFi).

Contratos inteligentes

Para a implementação desses contratos, os criadores do Ethereum introduziram a linguagem de programação Solidity.

Publicidade

Uma linguagem de Turing completa que facilita a programação de um computador para executar uma variedade de operações.

Desta forma, a linguagem permite que qualquer pessoa crie contratos inteligentes na blockchain. Para isso, só precisa escrever a lógica em algumas linhas de código.

Os contratos inteligentes visam tornar a vida diária mais fácil, mais eficiente e mais barata. Isso porque automatiza processos comuns e elimina intermediários que geralmente atrasam os procedimentos.

Publicidade

Ofertas Iniciais de Moedas (ICO)

Assim, o primeiro levantamento de fundos para a implementação de um projeto baseado em blockchain foi o MasterCoin, agora chamado Omni, lançado sobre o Bitcoin.

Com a criação do Ethereum, esses tipos de tokens tornaram-se mais conhecidos. Além disso, um termo amplamente usado no mundo dos criptoativos ganhou popularidade: a Oferta Inicial de Moedas (ICO).

Em 22 de julho de 2014, o Ethereum lançou a pré-venda para sua criptomoeda, chamada Ether (ETH).

Publicidade

Então, os termos do ICO estabeleceram que o preço inicial dos tokens seria de 2000 ETH por 1 bitcoin (BTC). Mas eles não poderiam ser negociados até que o bloco gênesis fosse extraído.

Aplicativos descentralizados (dApps)

Aplicativos descentralizados (dApps) são trechos de código escritos em contratos inteligentes. Assim, os dApps se comunicam com a blockchain e são programados para controlar várias ações.

Eles processam, por exemplo, as informações externas que recebem, enquanto os códigos são executados em uma rede P2P (ponto a ponto).

Publicidade

O funcionamento de um dApp depende de dois elementos: uma rede como Bitcoin ou Ethereum e um ambiente de execução.

A blockchain permite que o aplicativo tenha uma infraestrutura de rede descentralizada. Por outro lado, o ambiente possibilita que os dApps sejam projetados e executados sob uma estrutura e comportamento definidos.

Tokens não fungíveis

Um token não fungível (NFT), também chamado de token colecionável, é definido como um tipo de criptoativo que pode ser identificado exclusivamente durante sua troca e circulação.

Publicidade

As NFTs diferem dos tokens fungíveis (FT) por serem ativos indivisíveis e únicos que podem ser mantidos em uma blockchain.

Ambos facilitam a criação de representações virtuais do mundo real.

Portanto, com o desenvolvimento do ecossistema Ethereum e o avanço da criação de criptoativos por meio de contratos inteligentes, foram propostos padrões para as NFTs.

Publicidade

O padrão ERC-20 foi usado como um token fungível para desenvolver o padrão ERC-721, a implementação mais conhecida de uma NFT.

Finanças Descentralizadas (DeFi)

O mercado de DeFi constitui o fenômeno do momento no ecossistema de criptomoedas.

Assim, ele surge como uma alternativa ao financiamento tradicional e aos serviços e produtos financeiros oferecidos pelos bancos.

DeFis são definidos como um novo ecossistema financeiro, descentralizado, global, transparente, resistente à censura, sem intermediários e de fácil acesso, onde cada usuário tem controle de seus ativos.

A maioria das ferramentas para lançar essas plataformas são as inovações explicadas acima.

Ativos digitais, dApps e contratos inteligentes, juntamente com protocolos e plataformas de troca descentralizada (DEX), são essenciais para o desenvolvimento do mercado de DeFi.

Leia também: Bitcoin registra em julho maior alta dos últimos 8 anos

Leia também: Ethereum completa 5 anos; Veja quanto a altcoin já valorizou

Leia também: Venda de veículo por Bitcoin vira caso de polícia na Bahia

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.