Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Como o corte da taxa Selic pode influenciar na busca por Bitcoin e criptoativos

  • Por Luciano Rocha
  • - 20/09/2019
  • às 13:30
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Como o corte da taxa Selic pode influenciar na busca por Bitcoin e criptoativos

Brasil e Estados Unidos foram os principais protagonistas no noticiário econômico desta quarta-feira, 18 de setembro. Mais especificamente, as ações dos bancos centrais de seus países, o Banco Central do Brasil (Bacen) e o Federal Reserve (Fed), respectivamente.

Na América do Norte, o Fed anunciou o segundo corte de juros de 2019. A taxa de juros foi reduzida em 0,25% e agora está em 1,75%/2% (nos EUA, a taxa de juros varia em uma banda, diferentemente do Brasil, onde a Selic é fixa).

Por falar em Selic, no Brasil, o corte foi mais intenso. O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu cortar em 0,50% a taxa Selic. Agora, a taxa está em 5,5%, a menor da história do país.

Impactos dos cortes

Ambas reduções eram esperadas pelo mercado financeiro. De acordo com o Copom, em nota divulgada pelo portal G1, indicadores econômicos “sugerem retomada do processo de recuperação da economia brasileira” e que o “cenário do Copom supõe que essa retomada ocorrerá em ritmo gradual”. Isso justificou a redução da taxa.

Nos Estados Unidos, o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) foi mais explícito e justificou o corte como um estímulo à atividade econômica. “Embora os gastos das famílias tenham aumentado em um ritmo recorde, os investimentos nas empresas e as exportações enfraqueceram”. As autoridades também prometeram “agir conforme apropriado para sustentar a expansão” da atividade econômica, conforme matéria da Infomoney.

Portanto, parte dos objetivos do Bacen e do Fed com os cortes de juros é estimular a atividade econômica, principalmente com os sinais cada vez mais claros de que uma recessão pode ocorrer nos próximos anos. E o aumento dessa expansão pode beneficiar os ativos de risco – incluindo os criptoativos.

O impacto de juros baixos

As taxas de juros são um dos principais indicadores de uma economia. Como afirmou o economista e especialista em criptomoedas Fernando Ulrich em seu Twitter, os juros são um indicador do nível de poupança de uma economia.

Deixando de lado a questão da manipulação de juros pelos bancos centrais (tema que merece um artigo específico), com juros mais baixos os investidores passam a buscar cada vez mais ativos que possam trazer maior rentabilidade. E isso pode ser visto nos gráficos que mostram o interesse dos brasileiros por alguns dos principais produtos de renda variável do mercado.

Na bolsa de valores, o número de investidores teve um grande aumento entre o ano de 2018 e janeiro de 2019, como podemos ver no gráfico abaixo.

Já nos fundos imobiliários, o interesse também cresceu. Entre setembro de 2018 e janeiro deste ano, a curva das pesquisas do termo no Google Trends ganhou uma projeção exponencial. E esse efeito foi visto até mesmo no Bitcoin. Em 2019, o termo alcançou um pico máximo no Google Trends durante o mês, apesar das quedas nos decorrer do ano.

Todos esses investimentos foram impactados pelo principal efeito da queda de juros: a busca por rendimento. Quando as aplicações de renda fixa, como fundos e títulos do governo, passam a pagar um rendimento menor, os investidores tendem a abrir mão de segurança em busca de maiores retornos.

Nesse cenário, ganham destaque as ações, fundos imobiliários, fundos de venture capital – que investem em startups e outras empresas nos estágios iniciais, onde o potencial de retorno é maior – e outros ativos que possuem um grau de risco maior, mas podem trazer retornos mais atrativos para o investidor.

O maior beneficiário

Dentre estes ativos de risco, poucos são capazes de fornecer um retorno potencial maior do que os criptoativos – especialmente o Bitcoin.

Ao passo de que os principais índice de bolsas do mundo estão em suas máximas histórias (fruto de anos de políticas de juros baixos ou até negativos), o Bitcoin possui um valor de mercado de pouco mais de US$100 bilhões. Esse valor, irrisório perante o valor de mercado das maiores empresas do mundo, traz uma grande margem de ganhos potenciais para os investidores.

Além disso, o Bitcoin é um ativo livre de qualquer controle estatal, fácil de ser transportado, útil para mover grandes quantidades de dinheiro, cuja demanda dos investidores institucionais aumenta a cada dia. Com juros menores e mais dinheiro disponível no mercado, parte desse capital pode ser direcionado para investimentos no criptoativo, o que poder dar um impulso ainda maior no seu preço, inclusive trazendo de volta os patamares históricos vistos no final de 2017.

Enquanto os bancos centrais do mundo reduzem juros e tentam manter a força de mercados já inflados como bolsa e startups que não dão lucro, o Bitcoin surge como a maior e mais forte alternativa de ganhos no futuro. Que os bancos manipulem seus juros. Afinal, estarão beneficiando um de seus principais inimigos.

Leia também: Presidente do Bacen defende blockchain em reunião que definiu taxa de juros do país

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.