A CipherTrace, empresa de análise de blockchain que faz parcerias com governos e exchanges, quer expandir seus negócios para novos clientes: os bancos centrais.
A empresa anunciou na terça-feira, 12 de maio, a criação de uma iniciativa para moeda digital de bancos centrais (CBDC). De acordo com o analista financeiro John Jefferies, o novo projeto tem como objetivo incluir a CipherTrace nas discussões sobre o design e a proteção de CBDCs.
Auxiliar bancos centrais nos estágios iniciais de CBDCs
Parte da iniciativa se concentrará no alcance dos negócios. A parceria com um único banco central seria uma proposta comercial lucrativa para o CipherTrace, mas Jefferies ressalta que o mercado é muito mais amplo.
Atualmente, 80% dos bancos centrais consultados pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS) reportaram que estão estudando CBDCs. Como a pesquisa e o desenvolvimento nesta área em geral ainda nos estágios iniciais, a CipherTrace considera este um bom momento de entrada no mercado.
Influenciar os valores que norteiam esse processo de desenvolvimento é outro objetivo, de acordo com Jefferies. A iniciativa se concentrará em trazer privacidade, salvaguardas e segurança contra o uso de CBDCs para lavagem de dinheiro – três pilares de design que também têm implicações no uso diário.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Privacidade vs praticidade
Uma moeda digital de banco central não possui nenhuma das salvaguardas inerentes à privacidade do dinheiro em espécie. Jefferies ressaltou sua preferência pela privacidade deste: “não gosto de ser rastreado”, declarou.
Contudo, a pandemia mudou essa preferência em todo o mundo. De fato, ela chegou a motivar a destruição de cédulas de dinheiro em países como a China. E o próprio Jefferies afirmou que não usa mais dinheiro vivo.
A Covid-19 está mudando a maneira como as pessoas veem o dinheiro de uma maneira bastante radical. Primeiro no nível do usuário, com consumidores, incluindo Jefferies, evitando o uso de cédulas. Mas também no nível institucional. Nesse sentido, autoridades monetárias, incluindo o Banco Central Europeu, anunciando a criação de uma “prova de conceito” para uma moeda digital.
Leia também: CADE mantém decisão que permite encerramento de contas de exchanges pelos bancos
Leia também: China cria centro de comércio de ativos digitais para promover uso de CBDC
Leia também: Nenhum banco central está trabalhando em CBDC para consumidores, diz R3