Início » Últimas Notícias » Catalunha mira plataforma de identidade para cidadãos baseada em DLT

Catalunha mira plataforma de identidade para cidadãos baseada em DLT

Catalunha mira plataforma de identidade para cidadãos baseada em DLT
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

O governo da Catalunha, comunidade autônoma da Espanha localizada na extremidade leste da Península Ibérica, anunciou que desenvolverá uma plataforma de identidade descentralizada, destinada a dar aos cidadãos o controle de seus próprios dados ao interagirem com serviços online, conforme mostra o artigo publicado pela Coindesk.

De acordo com um comunicado à imprensa emitido nesta segunda-feira, 09 de setembro, o projeto IdentiCAT foi anunciado por Jordi Puigneró, ministro de Política Digital e Administração Pública, como parte dos objetivos principais do ministério, de “qualificar e capacitar digitalmente os cidadãos catalães para que eles possam realizar atividades com pleno aproveitamento. garantia e segurança na sociedade digital do século XXI”. Essa iniciativa faz parte política de blockchain da região autônoma da Espanha anunciada em junho para aumentar o uso de tecnologia nas “autoridades públicas e na sociedade”.

Publicidade

Apelidada de IdentiCAT, a plataforma será baseada na tecnologia de contabilidade distribuída (DLT), com o governo catalão atuando como validador da rede. O governo não coletará dados pessoais dos usuários como parte do esquema.

O governo disse:

“O ‘IdentiCAT’ será a primeira identidade digital a nível europeu, que será impulsionada pela esfera pública e gerenciada pelos próprios cidadãos com o objetivo de se tornar padrão na Catalunha.”

O sistema de “auto-soberania”, diz o governo, usará aplicativos em dispositivos móveis ou computadores para permitir que os cidadãos “criem e gerenciem suas próprias identidades, com total eficácia e privacidade legais”.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Como exemplo, um usuário pode usar o sistema de identificação para verificar se é maior de idade sem precisar fornecer a data ou o local de nascimento.

O IdentiCAT será desenvolvido para se alinhar às regras do elDAS da União Europeia de 2014 sobre identificação eletrônica e serviços de confiança para transações eletrônicas. Como tal, os usuários do IdentiCAT poderão acessar serviços online e realizar transações eletrônicas em qualquer estado membro da UE, indica o comunicado à imprensa.

A primeira etapa para colocar o sistema em funcionamento envolverá o concurso de desenvolvimento da tecnologia subjacente, incluindo ferramentas para gerar IDs auto-soberanos, software que validará e autenticará os IDs, e uma maneira de integrar tecnicamente o IdentiCAT aos sistemas de autenticação atualmente utilizado pelas autoridades do Consórcio Governo Aberto do Catalão.

Publicidade

Quando o desenvolvimento estiver completo, o IdentiCAT será implantado e distribuído para uso para os cidadãos catalães, organizações públicas e empresas.

Leia também: Banco Central da Espanha afirma que Bitcoin não é eficiente como meio de pagamento

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Deixe um comentário