O Banco central da Espanha, Banco de España (BDE), divulgou um relatório no qual chegou à uma conclusão polêmica: o Bitcoin (BTC) não é eficaz como meio de pagamento.
Sistemas centralizados são mais eficazes no processamento de pagamentos
O relatório de 35 páginas do BDE, intitulado “Bitcoin: Uma solução para sistemas de pagamento ou uma solução em busca de um problema?”, afirmou que a descentralização requer um “processo de validação intensiva [que] … consome [muitos] recursos, reduzindo assim a eficiência do sistema”.
Enquanto isso, “sistemas centralizados com um intermediário de confiança das partes permitem a criação de sistemas muito mais fáceis e baratos [de transação]”, afirmou o relatório do BDE.
O autor do relatório, Carlos Conesa, vice-diretor geral de inovação financeira e infra-estrutura de mercado do BDE, argumentou que sistemas de pagamento adequados devem facilitar a transferência de fundos entre duas partes de maneira rápida, segura e econômica. Segundo Conesa, a rede do Bitcoin não consegue liquidar transações com eficiência.
No relatório, Conesa também menciona que a rede do Bitcoin só consegue lidar com cerca de 600.000 transações por dia – o que é “insignificante” em comparação com os processadores de pagamento mais estabelecidos, capazes de lidar com milhões de transações.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Embora o sistema de pagamento do Bitcoin não seja perfeito, existem muitos analistas que acreditam que a criptomoeda é capaz de funcionar tanto como um meio de troca e como uma reserva de riqueza. Uma dessas pessoas é Clem Chambers, CEO da ADVFN.com, um site financeiro focado em ajudar investidores privados. Chambers explicou recentemente por que ele acha que o Bitcoin é mais eficiente como dinheiro:
“O Bitcoin funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, sem fins de semana nem feriados. O sistema bancário não é assim. A blockchain trabalha fins de semana, feriados e noites, como nossa equipe de vendas internacionais e nossos sites.”
O relatório do BDE parece não ter levado em conta as questões apontadas por Chambers, nem as melhorias significativas na velocidade da rede e as transações mais baratas agora sendo facilitadas pela Lightning Network (LN). Essas novas melhorias tem o potencial de tornar a rede mais adequada para suportar transações em massa sem perder as características que lhe deram segurança e funcionamento ininterrupto nos últimos 10 anos.
Leia também: Maior empresa de energia da Espanha passa a usar blockchain para rastrear energia renovável