Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Regulamentação

Câmara dos deputados cria comissão para regulamentar o Bitcoin no Brasil

  • Por Israel Finardi
  • - 19/05/2017
  • às 18:01
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
bitcoin

A discussão sobre a regulação do bitcoin muitas vezes lembra a mistura de óleo e água. São avessos entre si. Isso se torna mais aparente à medida que governos e burocratas em todo o mundo ponderam como eles podem aplicar a política regulatória ao bitcoin. À medida que a criptomoeda ganha popularidade significativa, surge a questão: “O bitcoin pode ser regulamentado?”

Sobre a Regulação

Bom, é o que os políticos do Distrito Federal estão se perguntando. Segundo uma notícia publicada pela Folha de S. Paulo, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), quer instalar uma comissão especial na próxima quarta-feira, que analisará o projeto de lei que regulamenta o uso de todas as moedas digitais, sendo a principal pauta o bitcoin e outras criptomoedas, assim como o sistema de milhagens aéreas.

Segundo a Folha, o motivo para essa instalação teria sido tomada como uma resposta tanto à onda de ataques mundiais do ramsomware WanaCry, quanto à polêmica recente envolvendo a invasão de computadores da Disney e o roubo do filme dos Piratas do Caribe na última semana.

O projeto sob análise já tinha sido apresentado em 2015 pelo deputado Aureo (SD-RJ) e o colegiado chegou a ser criado em julho do ano passado, mas a tramitação do PL não prosperou. Uma vez instalada na próxima semana, a comissão deverá ser presidida pelo deputado Alexandre Valle (PR-RJ) e relatada por Expedito Netto (PSD-RO).

É possível regular o bitcoin?

Bom, o costume dos políticos de legislar sobre tudo aqui no Brasil é quase um dogma. O estado sempre interfere na vida dos cidadãos em todos os aspectos.

Mas será mesmo que isso pode dar certo?

O bitcoin e as criptomoedas permitiram que as pessoas troquem valor sem a necessidade de governos ou bancos centrais interferindo, e isso é uma pedra no sapato dos burocratas. O sistema de pagamentos descentralizados opera além das fronteiras, e sem permissão regulatória.

Dentro da comunidade bitcoin, há aqueles que acreditam que o bitcoin precisa ser regulamentado. Além disso, há muitos que acreditam que as políticas regulatórias não podem ser aplicadas à moedas digitais descentralizadas.

Andreas Antonopoulos, um dos intelectuais mais proeminentes no mundo das criptomoedas, detalhou sua opinião no Twitter sobre se a moeda descentralizada pode ou não ser regulada.:

“A questão não é se o bitcoin deve ser regulado, mas se ele pode ser regulado. A realidade é “Não”. O resto é nostalgia.”

The question is not whether #bitcoin should be regulated, but whether it *can* be regulated. The reality is “No”. The rest is nostalgia.

— Andreas (@aantonop) 31 de dezembro de 2016

Globalmente não há consenso claro para a regulamentação do Bitcoin

Em todo o mundo não há consenso claro sobre como regular a criptomoeda. O fato da questão é que será uma batalha contínua e difícil para os burocratas.

Já faz quase nove anos que as pessoas fazem o que querem com sua riqueza usando o bitcoin e a tecnologia por trás dele: o blockchain. No entanto, isso não significa que os governos vão parar de tentar impor regulamentos. Na verdade, os estado vai tentar cada vez mais regular o uso dessa moeda livre, e cada um deles vai sentir a “desordem econômica” que o bitcoin representa. Isso é inevitável.

À medida que o crescente interesse no bitcoin aumenta, os reguladores têm certeza que querem reprimir o uso e tentar aplicar a lei sobre este protocolo descentralizado. Porém, quase ninguém sabe como proceder com regulamentos para o bitcoin porque é uma tarefa extremamente difícil compreendê-lo e controlá-lo.

O fato é que o Bitcoin está rompendo barreiras alfandegárias, barateando custos de transação e multiplicando o capital das pessoas por ser deflacionário.

Os governos de todo o mundo realmente não podem regulamentar o bitcoin, mas eles podem manipular as regras do sistema financeiro existente a seu favor e isso pode prejudicar a reputação da moeda com o intuito de afastar pessoas a participarem dessa rede de confiança.

Mesmo sim, os defensores das criptomoedas globais e desenvolvedores estão criando maneiras de contornar as restrições dos estados-nação.

O fato é que é que os governos do mundo todo não podem parar uma ideia revolucionária como o Blockchain, mas eles, com certeza acham que podem. Então deixe que tentem!

O que você achou dessa notícia? Você é a favor ou contra a regulamentação? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Leia também: Campus Party Brasil 2018 supera todas as expectativas

Leia também: Campus Party Brasil anuncia presença de Don Tapscott

Leia também: Campus Party Brasília oferece curso gratuito sobre blockchain para crianças

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.