Hackers que bloquearam arquivos em mais de 200 mil computadores ao redor do mundo pedindo resgates a serem pagos em bitcoin pelos dados para desbloqueá-los, fizeram cerca de U$ 52 mil até a manhã desta segunda feira.
Na sexta-feira, alertamos aqui sobre um vírus conhecido como WannaCry que infectou máquinas em cerca de 150 países. Este modelo de ataque é conhecido como ransomware que é um software malicioso que criptografa arquivos de um usuário, em seguida exige dinheiro para desbloqueá-los. Neste caso, os hackers pediam U$ 300 a serem pagos em bitcoins.
Monitorando as carteiras dos Hackers
Rapidamente a comunidade começou a trocar prints das telas buscando ajuda e com isso soubemos de alguns dos endereços das carteiras (wallets) de destino dos resgates. Observando no blockchain.info as contas temos até agora:
115p7UMMngoj1pMvkpHijcRdfJNXj6LrLn = 7.69508986 BTC
12t9YDPgwueZ9NyMgw519p7AA8isjr6SMw = 11.46773936 BTC
13AM4VW2dhxYgXeQepoHkHSQuy6NgaEb94 = 10.97743715 BTC (clique nas carteiras para monitorar o saldo e as transações em tempo real)
Totalizando 30.14026637 BTC: com o bitcoin custando cerca de U$ 1757,00 seria algo como U$ 52 mil. Mas hoje deve haver mais uma série de pagamentos pois o ataque começou na sexta-feira, com certeza ainda terá alguma influência nesta segunda.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Pagamentos
Segundo consta uma das razões para os pagamentos não terem tido aquela expressão esperada é porque muitas pessoas ainda não saberiam como obter e pagar em bitcoin. Olhando para o problema pela ótica de grandes empresas que precisariam obter grandes quantidades da criptomoeda poderia levar algum tempo e, entre criar uma carteira bitcoin e efetuar a compra da criptomoeda e transferi-la para a conta do sequestrador.
Ao mesmo tempo, as equipes técnicas de suporte não viam nenhuma evidência de que pagar os cibercriminosos desbloquearia necessariamente seus arquivos. Pois ao contrário dos outros ransomwares, o WannaCry não parece ter uma maneira de associar um pagamento para com a pessoa que o faz. Normalmente um ransomware gera um ID único identificando a vítima.
Técnicos pelo mundo todo reforçam não paguem o resgate, e esperem as contra-medidas pelas empresas de antivirus e anti-malwares para que o problema seja resolvido de maneira definitiva sem pagamentos.
Conclusão
Não é certeza que pagar pode trazer seus dados de volta, mas muitos realizaram pagamentos no intuito de reaverem seus dados importantes, e valiosos. Sugiro que mantenham backups de seus dados importantes e que seu sistema operacional esteja sempre atualizado.
E qual a sua opinião sobre isso? Deixe seu comentário na seção abaixo.
Quer receber as notícias em primeira mão? Participe do nosso canal no Telegram: https://t.me/criptomoedasfacil (@criptomoedasfacil)