Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Bitcoin pode aparecer em lei sobre lavagem de dinheiro no Brasil

  • Por Luciano Rocha
  • - 19/10/2020
  • às 19:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Bitcoin pode aparecer em lei sobre lavagem de dinheiro no Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, criou uma comissão jurídica especificamente para tratar da revisão e atualização da Lei 9.613/1998.

A lei instituiu o crime de lavagem de dinheiro e capitais no Brasil. Ela também descreve os mecanismos de repressão a esses crimes.

O grupo é composto por 19 especialistas em Direito. Eles terão a missão de cobrir eventuais lacunas na legislação vigente.

“A participação do MPF nessa comissão permitirá contribuir para que a persecução penal dos delitos de lavagem seja aprimorada, em busca de maior eficiência, mas sem prejuízo das garantias do imputado”, afirmou o procurador Andrey Borges de Mendonça.

Lei deve incluir criptomoedas e Bitcoin

No entanto, a lei atual possui mais de 20 anos. Segundo o Procurador da República, Rodrigo de Grandis, ela precisa incluir temas como criptomoedas.

“Precisamos adaptar a legislação às criptomoedas, por exemplo. Além disso, devemos aprofundar a discussão se o crime é permanente ou instantâneo e se todas as figuras aceitam dolo eventual.”, declarou de Grandis ao Cointelegraph Brasil.

Não é a primeira vez que se fala em regras contra lavagem de dinheiro e criptomoedas no Brasil. Em 2019, foi anunciado que as exchanges brasileiras deverão seguir regras do Grupo de Ação Financeira Internacional (FAFT, na sigla em inglês).

O objetivo das regras é justamente combater o uso das criptomoedas para lavagem de dinheiro. As plataformas nacionais terão até 2021 para adequarem-se às novas regras.

De certa forma, esse é o objetivo dos estudos feitos pelo atual grupo. Como afirmou Mendonça, o objetivo é trazer as regras brasileiras para padrões mais próximos dos praticados no exterior.

“O projeto será feito de forma que a legislação nacional esteja cada vez mais adequada aos parâmetros internacionalmente reconhecidos para a persecução desse tipo de criminalidade”, afirma Mendonça.

O anteprojeto de atualização da lei deve ser concluído em três meses.

Leia também: Crítico do Bitcoin é suspeito de facilitar sonegação de impostos

Leia também: Família de São Paulo paga R$ 2 bilhões em imposto sobre transação internacional

Leia também: Google coloca Bitcoin em primeiro lugar entre moedas mundiais

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.