Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Opinião

BIS: “criptomoedas perderam a batalha para tornar-se dinheiro”

  • Por Luciano Rocha
  • - 23/02/2023
  • às 07:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
BIS: "criptomoedas perderam a batalha para tornar-se dinheiro"
Foto: Depositphotos
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

As criptomoedas perderam a batalha para tornar-se dinheiro, de acordo com Agustin Carstens, chefe do Banco de Compensações Internacionais (BIS). De acordo com o executivo, o Bitcoin (BTC) e seus similares não são fontes confiáveis o bastante para servir como meio de troca comum.

Em entrevista à Bloomberg TV, Carstens argumentou que a tecnologia não pode ser uma fonte confiável de dinheiro e disse que o debate sobre o mesmo já terminou. Ao mesmo tempo, o executivo falou que quem venceu essa disputa foram as moedas digitais de bancos centrais (CBDC).

Carstens afirmou que o fundamento legal e histórico que apóia os bancos centrais. Ou seja, o fato de que essas instituições já emitem dinheiro há décadas ou até séculos. O executivo afirma que os bancos centrais passaram no teste do tempo e, por isso, ganharam a confiança da população. Isso confere credibilidade significativa à moeda.

No entanto, Carstens não fez menção ao fato de que o BTC ganhou força em muitos países exatamente pela falta de confiança na moeda. Cidadãos do Líbano, Nigéria e Venezuela, por exemplo, não enxergam em seus bancos centrais a “confiança” para produzir um dinheiro sólido e forte.

  • Leia também: Voyager: FTC se opõe à reestruturação e acusa empresa de marketing enganoso

“Criptomoedas perderam”, diz Carstens

Na entrevista, Carstens mencionou que espera uma declaração contundente do Grupo dos 20 sobre a necessidade de mais regulamentação na indústria de criptomoedas. O objetivo, conforme explicou, é dar mais controle e “proteção” contra fraudes e golpes.

De acordo com Carstens, as criptomoedas são produtos financeiros que só podem prosperar “sob circunstâncias específicas”. Isto é, defendeu maiores restrições à liberdade dos cidadãos poderem transacionar ou até comprar BTC e outras criptomoedas.

Durante seu discurso na Autoridade Monetária de Cingapura, O executivo recomendou que as CBDCs e os depósitos tokenizados podem melhorar a eficiência do sistema bancário. O mesmo argumento partiu do Banco da Inglaterra após este anunciar a intenção de lançar a “libra digital”.

Carstens sugeriu estabelecer uma única rede blockchain por meio de uma colaboração público-privada em que o banco central possa reforçar a confiança nos CBDCs.

Recentemente, o BIS emitiu um relatório polêmico no qual afirmou que os investidores de criptomoedas sofreram perdas nos últimos sete anos. O relatório ignora a forte valorização de quase 10.000% que o BTC experimentou no mesmo período, mesmo com a correção de preços em 2022.

  • Leia também: Gigante chinesa Tecent anuncia entrada e suporte para aplicações de WEB3

Na mira dos reguladores

O ano de 2022 foi um dos piores para a indústria de criptomoedas, marcado pelo colapso de empresas gigantes, golpes e um número infindável de falências. Entre os principais casos estão o da blockchain Terra, que faliu em maio, e a FTX, que declarou falência em novembro.

O colapso da FTX em novembro do ano passado causou ondas de choque em toda a indústria, fazendo o mercado perder mais de US$ 2 trilhões em valor. Mas 2023 começou de forma mais positiva, registrando o melhor janeiro para o BTC em dez anos, em termos de valorização no preço.

  • Leia também: Volume consistente reforçam valorização da AVAX que pode chegar a 25%
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.