A exchange de criptomoedas Binance anunciou na manhã desta terça-feira (13) a suspensão temporária dos saques da stablecoin USDC. De acordo com a exchange, a paralisação se dá em meio a uma “troca de token”.
#Binance is conducting a token swap involving $USDC. As a result, $USDC withdrawals are temporarily paused.$USDT & #BUSD withdrawals are available and unaffected. $USDC withdrawals will reopen once the token swap is completed. https://t.co/CxgCGBUJEA
— Binance (@binance) December 13, 2022
“A Binance está realizando uma troca de token envolvendo a USDC. Como resultado, as retiradas da USDS estão temporariamente suspensas. Os saques de USDT e de BUSD estão disponíveis e não são afetados. As retiradas de USDC serão reabertas assim que a troca de token for concluída”, tuitou a exchange compartilhando um tuíte do CEO Changpeng Zhao (CZ).
Binance suspende saques de USDC
Mais cedo, CZ tuitou que a Binance registrou um aumento nas retiradas da stablecoin da Circle. No entanto, ele afirmou que “o canal para trocar PAX/BUSD por USDC requer passar por um banco em NY em USD”.
“Os bancos não estão abertos por mais algumas horas. Esperamos que a situação se reestabeleça quando os bancos abrirem”, disse CZ.
Zhao também afirmou que estas são conversões de 1:1 não margem ou alavancagem envolvida. Além disso, disse que a Binance vai tentar estabelecer canais de troca mais fluidos no futuro. Enquanto isso, os usuários podem sacar qualquer outra moeda estável como, por exemplo, BUSD e USDT, disse CZ.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
As saídas líquidas, ou seja, a diferença entre o valor dos ativos que chegam e que saem da exchange, atingiram US$ 902 milhões nas últimas 24 horas, de acordo dados da Nansen.
Investigações sobre a Binance
A pausa de saques de USDC ocorre em meio a mais turbulências no mercado cripto, sobretudo para a Binance. Conforme noticiou o CriptoFácil, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ) está dividido em relação às investigações contra a empresa, iniciadas em 2018. Um relatório da Reuters sugere que há um conflito entre os promotores dos EUA sobre se as evidências reunidas são suficientes para apresentar acusações criminais contra a exchange ou não.
Citando quatro fontes anônimas, a Reuters disse que a investigação está focada na conformidade da Binance com as leis de combate à lavagem de dinheiro. A Binance respondeu dizendo: “A Reuters errou de novo”.
Além dessa investigação, há uma desconfiança generalizada quanto às exchanges de criptomoedas devido ao colapso da FTX. A Binance está no centro das atenções desde sua decisão de vender sua participação nos tokens FTT da FTX, que precedeu o fracasso da exchange rival. Logo depois, a empresa chegou a cogitar a possibilidade de comprar a FTX, mas desistiu após analisar as finanças da exchange.