A exchange de criptomoedas Binance anunciou que vai retirar de sua plataforma, de forma oficial, a mais famosa criptomoeda de privacidade Monero (XMR). A remoção definitiva ocorrerá no dia 20 de fevereiro, juntamente com Aragon, Multichain e Vai, de acordo com o anúncio.
Com um valor de mercado de mais de US$ 2,6 bilhões, Monero é o maior ativo entre os outros que estão sendo retirados da exchange.
“Na Binance, revisamos periodicamente cada ativo digital que listamos para garantir que continue atendendo ao alto nível de padrão que esperamos”, escreveu a exchange de criptomoedas em um anúncio oficial. “Quando uma moeda ou token não atende mais a esse padrão, ou quando a indústria muda, realizamos uma revisão mais aprofundada e potencialmente a retiramos da lista. Acreditamos que isso protege melhor todos os nossos usuários.”
Conforme informou a Binance no anúncio, os pares de negociação do Monero que serão removidos são contra Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH) e Tether (USDT).
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Binance remove Monero e outras criptomoedas de privacidade
A remoção definitiva da Monero e de outras criptomoedas de privacidade da Binance não é exatamente uma surpresa. Afinal, no início de janeiro, conforme noticiou o CriptoFácil, a exchange colocou “tags de monitoramento” no Monero e em uma série de outras moedas e tokens, indicando uma atenção especial a esses ativos com foco em privacidade.
A lista completa de ativos abrangeu Aragon (ANT), Firo (FIRO), Keep3rV1 (KP3R), Mdex (MDX), MobileCoin (MOB), Reef (REEF), Vai (VAI), Monero (XMR), Zcash (ZEC) e Horizen (ZEN).
A exchange explicou na ocasião que essas criptomoedas apresentavam volatilidade e riscos notavelmente mais altos em comparação com outros tokens listados.
A plataforma de criptomoedas concorrente da Binance, a OKX, também removeu a Monero, juntamente com as moedas focadas em privacidade Zcash e Dash, em janeiro.
As exchanges têm enfrentado uma crescente pressão regulatória para retirar as criptomoedas de privacidade ao longo dos últimos anos. Isso levou algumas criptomoedas a removerem suas características de privacidade para se manterem nas exchanges.
Como resultado da remoção da Binance, o preço da criptomoeda nativa do Monero, XMR, caiu mais de 15% nas últimas 24 horas. De acordo com dados do CoinGecko, no momento do fechamento deste texto, a criptomoeda da rede Monero está custando US$ 134,24.