Mandela Amoussou, analista de criptomoedas, compartilhou recentemente insights sobre três fatores-chave que podem impulsionar o crescimento do Ethereum (ETH), a segunda maior criptomoeda por valor de mercado.
Em sua análise, Amoussou destacou que um dos principais catalisadores é a potencial aprovação de ETFs spot de ETH nos Estados Unidos, seguindo a recente aprovação dos ETFs spot de Bitcoin. Segundo ele, embora não seja uma garantia, essa aprovação poderia estabelecer um precedente favorável.
Já Nikolaos Panigirtzoglou, gerente de estratégia de mercados globais do JP Morgan, disse que a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) deveria reconhecer oficialmente o ETH como sendo uma commodity e não um valor mobiliário, aumentando as chances de aprovação do ETF spot de ETH.
Amoussou ressaltou que, como a SEC nunca categorizou o ETH como um valor mobiliário, então, as perspectivas de aprovação são otimistas, considerando especialmente a autorização de ETFs futuros de Ethereum no ano anterior.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Catalisadores do Ethereum
A expectativa é que a SEC possa aprovar aos ETFs spot de Ether até maio, quando expira o prazo para a revisão da proposta da VanEck, a primeira das sete submetidas à agência. Amoussou apontou para o histórico da SEC, que costuma autorizar ou rejeitar propostas no último dia do prazo.
Ele também destacou um cenário otimista, sugerindo que a possível aprovação de um ETF spot de Ethereum seria combinada com o halving em abril, que poderia impulsionar sinergicamente a demanda por ETH nos próximos meses.
Quanto aos outros dois catalisadores, o analista mencionou o crescente entusiasmo em torno dos Tokens Não Fungíveis (NFTs), especialmente os BRC-20, conhecidos como Ordinais.
Ele acredita que, se um ETF spot de ETH for aprovado, o Ethereum pode manter sua liderança no mercado de NFTs, especialmente com atualizações planejadas, como o ERC-4883 e o EIP-6561, que aprimoram as capacidades dos NFTs.
Além disso, Amoussou mencionou a próxima atualização de escalabilidade do Ethereum, conhecida como Dencun, que visa resolver problemas de transações lentas e dispendiosas durante os períodos de pico.
O analista considera essa atualização crucial para garantir a preferência da rede Ethereum para a implantação de NFTs em jogos, abrindo caminho para uma integração mais ampla por parte de estúdios de jogos tradicionais.
Em termos de preço, o Ethereum está atualmente em torno de US$ 2.300, representando uma oportunidade de compra, de acordo com Amoussou. Ele reconhece a possibilidade de volatilidade de curto prazo, mas acredita que os investidores de longo prazo prevalecerão, impulsionando a alta do Ethereum.