O fechamento da desconhecida exchange Bitzlato, conforme noticiou o CriptoFácil, pode respingar na maior exchange do mundo, a Binance. Isso porque as autoridades dos EUA afirmam que a Binance recebeu a maior parte dos fundos que passaram pela Bitzlato.
No entanto, a Binance nega categoricamente qualquer envolvimento com a exchange, conforme afirmou um porta-voz da empresa. A exchange ressaltou que segue em cooperação com as autoridades para garantir a aplicação da lei.
Fundador da Bitzlato é preso
De acordo com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ), a Bitzlato cometeu crime de lavagem de dinheiro e outros crimes financeiros. Entre eles, há a suspeita de que a exchange ajudou entidades ligadas ao governo da Rússia, que enfrenta sanções dos EUA.
Além disso, as autoridades estadunidenses também prenderam Anatoly Legkodymov, um cidadão russo e fundador da Bitzlato. Na acusação, Legkodymov teria movimentado US$ 700 milhões por lavagem de dinheiro.
Segundo o DOJ, o fundador da Bitzlato usou o dinheiro para conduzir atividades ilegais, como jogos de azar e drogas compradas na dark web. A prisão de Legkodymov ocorreu na terça-feira (17), um dia antes do DOJ ordenar o fechamento da exchange.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Aproximadamente dois terços das principais contrapartes de recebimento e envio de Bitzlato estão associados a mercados ou golpes da darknet”, escreveu a Rede de Repressão a Crimes Financeiros dos EUA do Departamento do Tesouro (FinCEN) na denúncia.
Binance recebeu a maior quantidade de bitcoins
Segundo o DOJ, a relação entre a Bitzlato e a Binance supostamente começou em 2018. Durante o período de maio de 2018 a setembro de 2022, a Binance se manteve como a principal aliada receptora dos Bitcoins de Bitzlato.
O departamento do Tesouro também afirmou que dois terços dos aliados de recebimento e envio de Bitzlato estão conectados a negócios ilegais com a dark net e outros golpes.
Os sites russos Hydra e TheFiniko, um marketplace da dark net e um esquema Ponzi, respectivamente, foram nomeados como o segundo e o terceiro homólogos, respectivamente, em termos de recebimento de quantidades de Bitcoins. No entanto, o DOJ não afirmou quantos BTC a Binance supostamente recebeu da Bitzlato.
Um porta-voz da Binance comentou a respeito do caso e negou qualquer envolvimento. Segundo o porta-voz, a exchange está fechando o trabalho com as autoridades e colaborando com elas. Assim, estabelecendo que eles estão comprometidos em trabalhar com a aplicação da lei.
A Bitzlato, com sede em Hong Kong, afirma ter vários laços com a Rússia, de acordo com o Departamento do Tesouro dos EUA, e a empresa é uma das principais preocupações em termos de financiamento ilícito as atividades da Rússia.