Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Suspeita de envolvimento

Banco Silvergate é investigado por suposto envolvimento no colapso da FTX

  • Por Luciano Rocha
  • - 16/12/2022
  • às 17:11
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Banco Silvergate é investigado por suposto envolvimento no colapso da FTX
Foto: Freepik

O Silvergate Bank, banco pró-criptomoedas de Mike Novogratz, recebeu um processo de ação coletiva na quarta-feira (14), de acordo com o documento oficial. A ação enviada ao Tribunal para o Distrito Sul da Califórnia nos Estados Unidos também acusa Alan Lane, CEO do Silvergate.

O autor da ação, Joewy Gonzalez, afirma que os réus ajudaram e incentivaram diretamente as atividades fraudulentas da FTX. Mas Gonzalez representa um grupo de investimentos que, conforme explica a ação, perderam suas economias na queda da FTX.

Conforme noticiou o CriptoFácil no final de novembro, o Silverbank foi um dos bancos que teria intermediado operações entre a Alameda Research e a FTX. Mas a ação aponta que o banco tomou essa atitude sem o conhecimento dos clientes, que arcaram com os prejuízos.

  • Leia também: Binance não vai devolver 200.000 BNB da Mithril após excluir token; CZ explica

Risco de custódia

O processo afirma que Gonzalez e “todos os outros em situação semelhante” confiaram a custódia de seus investimentos. Essa confiança ocorreu com base na promessa da exchange de que eles poderiam armazenar as criptomoedas com segurança e resgatá-las de imediato.

No entanto, com o colapso da FTX no mês passado, o demandante e outros investidores da FTX não conseguem recuperar seus investimentos. De fato, a plataforma bloqueou os saques dos clientes quando a crise apertou, quebrando a suposta promessa aos clientes.

O Silvergate, um banco de capital aberto e regulamentado pelo governo federal, mantinha contas tanto da FTX quanto da Alameda Research. No processo, os autores acusam o banco de ter “participação em primeira mão na mistura de fundos, transferências impróprias e empréstimos com dinheiro dos clientes”.

  • Leia também: Investigação sobre a FTX pode colocar a SEC em problemas

Relações escusas

O processo também alega que os réus fizeram declarações enganosas a respeito da FTX. Nesse sentido, o Silvergate teria omitido a falta de controles de detecção a crimes de lavagem de lavagem de dinheiro, entre outros.

“A FTX/Alameda era um dos clientes mais importantes da Silvergate, e suas operações comerciais e interesses estavam fortemente interligados. O Silvergate lucrou com depósitos de clientes de ativos digitais, que cresceram exponencialmente à medida que o próprio negócio da FTX se expandia”, diz o documento.

Dessa forma, o processo acusa o Silvergate de omissão aos clientes sobre os riscos que a FTX apresentava. “As ações e a inação do Silvergate eram parte integrante da empresa de Bankman-Fried”,, dizem os requerentes.

A notícia de uma ação coletiva contra a Silvergate ocorre na sequência da decisão do Morgan Stanley na semana passada de rebaixar as ações da empresa de “neutro” para “venda”. Desde o início de 2022, as ações do banco tiveram uma queda superior a 85%.

Ações do Silvergate sofrem correção pesada. Fonte: TradingView.

Ações do Silvergate sofrem correção pesada. Fonte: TradingView.

Por fim, um grupo de senadores, incluindo a senadora Elizabeth Warren, enviou uma carta ao CEO da Silvergate, Alan Lane. No documento, os senadores pedem a divulgação de informações sobre o relacionamento do Silvergate e as empresas de Sam Bankman-Fried.

“O envolvimento de seu banco na transferência de fundos de clientes FTX para a Alameda revela o que parece ser uma falha flagrante da responsabilidade de seu banco de monitorar e relatar atividades financeiras suspeitas realizadas por seus clientes”, disse a carta.

  • Leia também: Raydium, exchange baseada em Solana, perde R$ 10 milhões em hack

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.