Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Uma crise maior

Colapso da FTX pode se espalhar para o sistema bancário; entenda

  • Por Luciano Rocha
  • - 29/11/2022
  • às 10:35
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Colapso da FTX pode se espalhar para o sistema bancário; entenda
Foto: Depositphotos

O colapso da FTX e de sua empresa-irmã Alameda Research continua espalhando contágio ao longo do mercado. Dessa vez, no entanto, o contágio pode atingir o sistema bancário formado por bancos pró-criptomoedas.

De acordo com as investigações, o ex-CEO Sam Bankman-Fried (SBF) obteve acesso a bancos regulamentados por meio da Alameda Research. Os clientes estavam enviando transferências eletrônicas para a FTX por meio de bancos associados à Alameda.

Agora, esses bancos podem entrar escrutínio por permitir transferências. Os principais alvos são o Silverbank, Signature, Trust Bank e outros.

  • Leia também: Fundação Ethereum vende 100.000 ETH

Bancos sob escrutínio por contágio FTX-Alameda

A princípio, a FTX sofreu com problemas semelhantes ao Brasil, ou seja, bancos se recusando a processar transferências para a exchange. Para se livrar dessa limitação, a FTX fechou acordos com bancos por meio da Alameda, permitindo que a FTX recebesse fundos de clientes por meio desses bancos.

Em seguida, a FTX instruir os clientes a enviar transferências eletrônicas por meio de contas da Alameda no Silvergate Capital, Signature Bank, Trust Bank e outros. O serviço funcionou até esse ano, quando a FTX entrou em colapso.

O acordo entre a Alameda e a FTX causou problemas na manutenção de registros e gerenciamento. Isto é, preocupações sobre o uso indevido de fundos de clientes devido a transações entre as duas empresas. SBF acredita que as pessoas transferiram US$ 8 bilhões para a Alameda.

De acordo com a acusação, a FTX destinou para a Alameda Research parte dos depósitos que os clientes realizavam para suas contas na exchanges. Isso fere o princípio de que as duas empresas tinham atividades separadas, alegação repetida pelo próprio SBF. Com isso, os procedimentos de conformidade dos bancos certamente atrairão maior escrutínio de promotores e reguladores.

O novo CEO da FTX, John J. Ray III, encarregado de supervisionar a falência, comentou sobre os procedimentos da FTX. De acordo com o CEO, que participou da falência da Enron em 2000, “nunca vi uma falha tão completa de controles corporativos e uma ausência tão completa de informações financeiras confiáveis ​​como ocorreu aqui”.

  • Leia também: LINK pode quebrar tendência de baixa e se valorizar 43%, diz analista

Entidades se manifestam

Enquanto isso, um representante do Silvergate afirmou que o banco não comenta sobre os clientes ou suas atividades de acordo com sua política.

Já Alma Angotti, ex-executor da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) e do Departamento do Tesouro, disse que o acordo coloca os bancos em risco se eles soubessem da configuração.

“É uma prática muito ruim e gerenciamento de risco em qualquer livro misturar os fundos de seus clientes com fundos de contraparte e outros fundos. Este é um conjunto complicado de fatos e é difícil dizer neste momento o que foi violado. É uma gestão de risco ruim e, no mínimo, desleixada”, disse.

Novo CEO retoma pagamentos de salários

De acordo com John Ray, a FTX e aproximadamente 130 empresas afiliadas ao seu grupo estão retomando os pagamentos normais de salário. Os funcionários em todo o mundo, bem como contratados e fornecedores, voltarão a receber por seus serviços.

No entanto, a exchanges não fará pagamentos a SBF, Gary Wang, Nishad Singh, Caroline Ellison ou pessoas com quem tenham qualquer relação com a exchange.

“Com a aprovação do Tribunal de nossas moções de primeiro dia e o trabalho que está sendo feito na gestão de caixa global, estou satisfeito que o grupo FTX esteja retomando os pagamentos em dinheiro de curso normal de salários e benefícios para nossos funcionários remanescentes em todo o mundo”, disse Ray.

  • Leia também: Alta no mercado: BTC se mantém em US$ 16 mil, enquanto memecoin dispara 9%. ETH, XRP, SAND e AXS registram até 6% em alta

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.