Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Segurança de dados

Banco Pan sofre vazamento e 64 mil clientes tem dados expostos

  • Por Luciano Rocha
  • - 15/04/2022
  • às 18:10
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Banco Pan sofre vazamento e 64 mil clientes tem dados expostos
Foto: Depositphotos

O Banco Pan foi vítima de um vazamento que expôs os dados de 64 mil clientes, conforme revelou Felipe Payão, editor de cibersegurança do portal TecMundo. A informação foi divulgada às 13h desta sexta-feira (15).

De acordo com Payão, o total de contas vazadas poderia ter chegado a 22 milhões, mas o Pan confirmou que foram 64 mil. A instituição também confirmou que houve um acesso não autorizado na madrugada da quinta-feira (14). O acesso provavelmente resultou no vazamento dos dados.

O vazamento não expôs dados que comprometam a segurança do banco, mas dados sensíveis dos clientes foram expostos. Em seguida, um arquivo contendo todos os dados começou a circular pela internet. Entre as informações contidas na lista estão:

  • nome;
  • número do CPF;
  • data de nascimento;
  • endereço;
  • número da conta do cliente;
  • saldo;
  • valor da fatura (para quem utiliza cartão de crédito).

As informações foram extraídas durante os dias 01 de março até 20 de março de 2022.

O Banco PAN, controlado pela BTG Pactual, sofreu um vazamento de dados na madrugada de ontem (15).

Em nossas mãos, são 64 mil dados expostos como amostra. O total seria de 22 milhões de contas comprometidas 👇 pic.twitter.com/E9Bb5DQk1k

— Felipe Payão (@felipepayao) April 15, 2022

Vazamento e extorsão

De acordo com o Banco Pan, o vazamento não afetou os sistemas do banco, e sim um terceiro. No caso, um fornecedor de tecnologia cujo nome não foi divulgado. A falha ocorreu na tecnologia utiliza em um dos sistemas do Pan.

“Detectamos recentemente uma fragilidade na plataforma de um fornecedor de tecnologia, utilizada na Central de Atendimento a clientes do segmento de cartões. Ativamos nossos protocolos de segurança, notificamos a empresa de software para imediata correção da vulnerabilidade e contratamos consultoria especializada independente para uma análise completa”, disse o banco.

Payão também conversou com uma fonte ligada a quem fez o ataque ao banco, que contou em detalhes o processo. De acordo com a suposta fonte, as credenciais das contas de e-mail que controlam os dados dos clientes foram o alvo principal.

Na sequência, o atacante iniciou um processo de identificação da API de onde os dados eram extraídos para o sistema de email. Por fim, ele desenvolveu um sistema para extrair as informações dos clientes, que posteriormente foram compiladas em um arquivo.

O arquivo completo teria 25 GB de informações, o que confirmaria a informação das 22 milhões de contas afetadas. Contudo, Payão e o TecMundo confirmaram apenas o vazamento de 64 mil contas, que foi informado pelo Pan.

Uma segunda fonte anônima que abordou o TecMundo comentou sobre uma tentativa de extorsão para que a divulgação não ocorra. Ou seja, haveria um segundo crime, além da invasão, do qual o PAN estaria sendo vítima.

Vazamentos frequentes

O vazamento de dados bancários frequentemente é pauta nos grandes jornais. Há quase quatro anos, o banco Inter foi alvo desse tipo de crime, que comprometeu dados cadastrais de 19.961 correntistas do banco. Dessas, 13.207 continham dados bancários, como número da conta, senha, endereço e CPF.

Mais recentemente, os vazamentos afetaram até mesmo o sistema de pagamentos do Pix, conforme noticiou o CriptoFácil, quando de 2.112 clientes da Logbank Soluções em Pagamentos tiveram suas chaves Pix vazadas.

Uma consequência direta desses vazamentos é a perda de confiança nas instituições bancárias e o aumento dos cuidados. Cerca de 56% dos brasileiros afirmam ter muito cuidado com sua exposição e adotar medidas de proteção em relação aos seus dados.

Leia também: Montenegro mira criptomoedas e dá cidadania a Vitalik Buterin do Ethereum

Leia também: Portugal: Bison Bank torna-se primeiro banco tradicional a transacionar criptomoedas

Leia também: Apple critica Meta por comissão de quase 50% em venda de itens digitais em seu metaverso

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.