Ir para o conteúdo
Carteira BG
Newsletter
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Logo CriptoFácil
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Carteira BG
Mercado
Ethereum
Carteira BG
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Dados expostos

Banco Central confirma vazamento de mais de 2 mil chaves Pix

  • Por Luciano Rocha
  • - 04/02/2022
  • às 19:35
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Banco Central confirma vazamento de mais de 2 mil chaves Pix
Foto: Depositphotos
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Cerca de 2.112 clientes da Logbank Soluções em Pagamentos tiveram suas chaves Pix vazadas, conforme informou o Banco Central na quinta-feira (3). O vazamento ocorreu em dados cadastrais, que não afetam a movimentação de dinheiro.

Além disso, o Bacen afirmou que dados protegidos pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos não foram expostos.

Publicidade

Embora confirmado na quinta-feira, o vazamento ocorreu no final de janeiro, entre os dias 24 e 25. Os usuários vítimas do vazamento tiveram os seguintes dados expostos junto com as chaves: nome do usuário, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), instituição de relacionamento e número da conta.

De acordo com a Agência Brasil, a Logbank também confirmou a invasão e posterior vazamento de dados. No entanto, o ataque aos dados foi contido pelas equipes de segurança e nenhum cliente sofreu prejuízo financeiro.

Receio com segurança do Pix

O Pix foi lançado em novembro de 2020 com a promessa de revolucionar o sistema de pagamentos brasileiro. Seu modelo de transferências gratuitas, 24 horas por dia e sete dias por semana, prometia mais economia e agilidade nas operações bancárias.

Publicidade

Essas promessas de fato foram cumpridas e hoje mais de 70% dos brasileiros utilizam o Pix como meio de transferências. No entanto, os vazamentos trazem falhas de segurança que podem afetar negativamente os usuários.

Vazamento de dados não traz necessariamente prejuízos financeiros, mas os dados vazados ficaram visíveis para terceiros durante algum tempo. Ou seja, podem ter sido copiados por hackers e ladrões, por exemplo.

Um usuário pode cadastrar até quatro tipos de chave: número de celular, CPF, e-mail ou chave aleatória. O último é o mais seguro, mas o acesso ao CPF ou celular é uma porta de entrada para a aplicação de golpes ou fraudes bancárias.

Publicidade

O Bacen informou que o caso será investigado e que sanções poderão ser aplicadas contra a Logbank. A empresa pode sofrer multa, suspensão ou até a exclusão do sistema do Pix.

Terceiro vazamento

Este foi o terceiro vazamento de chaves Pix em seus quase 15 meses de existência. O primeiro ocorreu em outubro e expôs dados de 395 mil chaves de clientes do Banco do Estado de Sergipe (Banese).

No último dia 21, foi a vez de 160,1 mil clientes da Acesso Soluções de Pagamento terem informações vazadas. Este caso afetou diretamente usuários de Bitcoin (BTC) no Brasil, já que a Acesso é utilizada pela Bipa, uma popular plataforma de compra de criptomoedas.

Publicidade

Nos dois casos foram vazados dados cadastrais, sem a exposição de senhas e de saldos bancários. O mesmo ocorreu no caso da Logbank.

Leia também: Axie Infinity anuncia 20ª temporada com redução de ganhos de SLP

Leia também: Santiment analisa para onde vai o preço do UNI, SOL e AAVE

Publicidade

Leia também: Especialista brasileiro comenta lançamento da moeda digital da China nas Olimpíadas de Inverno

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.