O Banco Central do Brasil, continua atento a proliferação do uso das moedas digitais, especialmente com o bitcoin, e também com as ofertas iniciais de moedas (ICOs).
Nesta quinta-feira, 16 de novembro, a autarquia lançou mais uma nota sobre o tema. Em seu comunicado nº 31.379, o BC voltou a alertar sobre o investimento em cripto-ativos. A nota afirma sobre o risco da falta de garantia de conversão das criptomoedas em dinheiro “real”, devido ao fato daquelas não serem garantidas por nenhuma instituição bancária.
O banco também alertou sobre os riscos de adquirir criptomoedas com fins especulativos, entre os quais incluem a perda do capital investido e as oscilações de preços.
O tema de regulação também foi abordado. O BC ressaltou que as criptomoedas – e as empresas que trabalham com a negociação delas – não são reguladas nem supervisionadas pela instituição.
Sobre atividades ilícitas, a nota ressaltou que as pessoas ou instituições que usam moedas com esse fim estão sujeitas a processos e acusações de crimes de lavagem de dinheiro.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Por fim, o banco encerrou a nota com uma mensagem que pode ser encarada de maneira relativamente positiva, ao afirmar que “até o momento, não foi identificado alguma necessidade de regulamentar esses ativos.” E também que o banco “afirma seu compromisso de apoiar as inovações financeiras, inclusive as baseadas em novas tecnologias que tornem o sistema financeiro mais seguro e eficiente.”
Leia a nota do Banco Central na íntegra, aqui e a da CVM, aqui !
Leia também: Banco Central do Brasil estuda Blockchain como saída para catástrofe
Leia também: Banco Central diz que transferência internacional usando Bitcoin não é permitida