Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Banco Central do Brasil estuda Blockchain como saída para catástrofe

  • Por Milton Leal
  • - 05/09/2017
  • às 11:45
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

O Banco Central do Brasil divulgou publicamente um relatório que resume o que a instituição vem fazendo em relação à tecnologia blockchain. O documento de 33 páginas foi publicado no último dia 28 de agosto e mostra as conclusões do grupo de trabalho interno do banco dedicado ao estudo da tecnologia.

Na primeira fase do estudo, o grupo buscou por casos de uso dentro do banco que poderiam se beneficiar da tecnologia de registros distribuídos (Distributed Ledger Technology, em inglês). Os casos de uso analisados foram: Sistema de Gerenciamento de Identificação, Sistema de Pagamento em Moeda Local (SML), o Convênio de Pagamentos e Créditos Recíprocos (CCR) e o Sistema Alternativo de Liquidação de Transações (SALT).

O caso escolhido para o desenvolvimento de um protótipo que serviria como uma espécie de backup para algum evento de magnitude catastrófica que pudesse tirar do ar o Sistema de Transferência de Reservas (STR) foi o SALT.

O objetivo principal não é o de substituir ou criar um sistema de liquidação principal, mas criar um sistema de transferência de fundos mínimo para o setor financeiro em um eventual derretimento do sistema principal, diz trecho do estudo.

A segunda fase do trabalho focou na análise de plataformas já existentes que poderiam ser utilizadas para a construção de um sistema em blockchain alternativo ao SALT. Para isso, foram analisadas as plataformas Hyperledger Fabric, Corda e Quorum.

A conclusão geral do estudo foi de que o tema da privacidade ainda é um gargalo a ser resolvido na aplicação da tecnologia blockchain nos sistemas geridos pelo banco.

Não foi possível atingir privacidade sem colocar em xeque o consenso da rede. Existem soluções encorajadoras neste campo, como provas de conhecimento-nulo e enclaves seguros de computação (ex: Intel SGX). Mais investigação é necessária para verificar se estas opções serão capazes de resolver este problema [de privacidade] e a avaliação de outras abordagens devem ser levadas em conta também, conclui o relatório.

Para acessar o estudo completo (disponível apenas em inglês), clique aqui.

Leia também: Banco central do Brasil desenvolve blockchain para facilitar a troca de dados do sistema financeiro

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.