O Banco do Povo da China (PboC) afirmou que sua moeda digital já está pronta, conforme relatado pelo site de notícias local Shanghai Securities News, neste sábado, 10 de agosto.
A moeda digital foi anunciada em 08 de julho pelo diretor do PboC Wang Xin como uma resposta ao projeto do Facebook, a Libra, e a correlação que ela pode ter com o dólar norte-americano, atitudes que, segundo Xin, representam um risco para o sistema financeiro internacional e para a influência na política monetária global.
Mu Changchun, vice-diretor do PboC, afirmou que após cinco anos de pesquisa, o banco conseguiu desenvolver um protótipo que adota a arquitetura blockchain. Ele ainda afirmou que a moeda digital adotará um sistema operacional de dois níveis para atender a economia complexa do país e contará com o Banco do Povo da China em um nível superior e com os bancos comerciais em um nível secundário.
O vice-presidente disse que, com isso, pretende melhorar a acessibilidade, além de aumentar as taxas de adoção entre o povo e promover a inovação entre as entidades comerciais. Por fim, ainda disse que a moeda digital foi projetada para ser adequada a “cenários comerciais de alta frequência de varejo de pequena escala”.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Vale ressaltar que o banco central da China foi o primeiro grande banco central a estudar as moedas digitais ainda em 2014. Além disso, o país ainda vem liderando o desenvolvimento de aplicações baseadas em blockchain, representando 44% dos projetos mundiais.
Leia também: Banco central da China anuncia criptomoeda própria em resposta à Libra do Facebook