De acordo com dados divulgados por um dos principais portais de notícias sobre de criptomoedas, o país vem liderando mundialmente o desenvolvimento de aplicações baseadas em blockchain. Em maio de 2019, 84 projetos de aplicação com blockchain foram revelados em todo o mundo, sendo que 37 estavam na China, representando cerca de 44% do total.
Do ponto de vista da distribuição industrial, a aplicação de blockchain no mundo, em maio, concentrou-se principalmente em três campos: finanças, rastreabilidade e assuntos governamentais que compuseram, respectivamente, 23%, 20% e 18% de pedidos.
Rastreabilidade, a segunda maior área de aplicação de blockchain, é também a área de maior crescimento da tecnologia. Em maio, 17 projetos de rastreabilidade foram divulgados globalmente, com um aumento de 54,5% no último mês, envolvendo produtos como vinho, chá, café, queijo e outros campos até commodities de grãos grandes, relógios, seda, sorgo, soja, milho, entre outros.
No campo de aplicações para assuntos governamentais, a China ainda é também a principal desenvolvedora com aplicações já em funcionamento para gestão da “cadeia de identidade”; processamento on-line para serviços comerciais das empresas de Hong Kong e Macau e uma plataforma judicial baseada em blockchain para registro de evidências.
Várias aplicações de blockchain também estendem-se aos campos de direitos autorais, viagens e energia. Um exemplo é o Alibaba, que usa a tecnologia blockchain para registro e certificação de direitos autorais. A Shenzhen Transportation Bureau, o Alipay e a Hunan Expressway adotaram a tecnologia blockchain para resolver os problemas de emissão de notas fiscais eletrônicas, digitalização e pagamento de ônibus e pagamento de pedágio de alta velocidade.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Leia também: Relatório revela a China como líder mundial em projetos de blockchain