O Deutsche Bundesbank, o banco central da Alemanha, e a Deutsche Börse, dona da Bolsa de Valores de Frankfurt, completaram um processo de blockchain que buscava investigar o potencial da tecnologia na liquidação de títulos.
Segundo a Coindesk, ambos anunciaram em comunicado coletivo na última quinta-feira, 25 de outubro, que dois protótipos de blockchain construídos de acordo com suas especificações “suportaram” com sucesso a liquidação de transações com títulos, pagamentos (incluindo juros) e pagamentos de títulos no vencimento.
O projeto começou em março de 2016, quando ambas partes lançaram o BLOCKBASTER (projeto de pesquisa de tecnologia de assentamento baseado em blockchain) – destinado a criar “um protótipo conceitual” para o sistema blockchain para transferir e liquidar títulos e moeda fiduciária.
Os protótipos foram desenvolvidos no Hyperledger Fabric e na plataforma blockchain criada pela Digital Asset (DA), que também está trabalhando com a Comissão de Valores Mobiliários da Austrália para substituir seu sistema CHESS em 2020.
De acordo com o comunicado, os testes mostraram que os protótipos são capazes de facilitar a “operação produtiva de uma infraestrutura realista do mercado financeiro”. Atualizações recentes de ambas plataformas blockchain podem melhorar ainda mais o desempenho, se integrado, acrescenta.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Os testes mostraram que a tecnologia blockchain é uma base adequada para aplicações no campo de liquidação e outras infraestruturas financeiras”, disse Berthold Kracke, CEO da Clearstream Banking e chefe da Clearstream Global Operations no Deutsche Börse Group.
Burkhard Balz, membro do conselho executivo do Deutsche Bundesbank, acrescentou que as empresas esperam que o desenvolvimento continue em ritmo acelerado, e que elas enxergam “potencial em usá-lo para aplicações de alto volume”.
Ele adicionou:
“A abordagem de uma arquitetura autorizada, que leva em conta as exigências do setor financeiro desde o início, provou ser a correta.”
Leia também: Sistema em blockchain na Argentina registra documento falso com dados do Coronavírus
Leia também: Banco Central do Camboja anuncia lançamento de moeda digital
Leia também: Banco Central da Argentina apoia o Bitcoin