No dia 15 de novembro, a exchange japonesa AAX paralisou os saques dos clientes durante 15 dias. Ou seja, a exchange deveria restabelecer os saques na próxima quarta-feira (30). Contudo, dessa vez a plataforma resolveu apagar parte de suas mídias sociais.
De acordo com o perfil Whale Chart, a AAX apagou todos os vídeos de seu canal no YouTube, bem como o perfil na rede. O CriptoFácil conferiu a informação e de fato o perfil da exchange não está mais disponível.
Pelos menos dois vídeos estão marcados como “privados” ou “indisponíveis”, indicando que o canal não existe mais. No entanto, o perfil da empresa no Twitter segue ativo, com a última atualização feita em 21 de novembro.
- Leia também: Huobi nega rumores de fusão com Poloniex
Vídeos da AAX estão indisponíveis no YouTube.
“Manutenção programada” e bloqueio de saques
A AAX disse que suspendeu as atividades, citando uma atualização programada adiada pela queda dos mercados. De acordo com a empresa, a paralisação dos saques não tem a ver com o colapso da FTX nem com uma eventual insolvência de sua plataforma.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Segundo a exchange, a paralisação se deve a falha de um parceiro terceirizado, o significa que os serviços serão adiados por até 15 dias. A bolsa não identificou o parceiro, mas disse que não tinha a ver com o colapso da FTX.
Inicialmente, a exchange pretendia retomar os saques em até dez dias, mas depois estendeu o prazo para 15 dias.
“As retiradas foram suspensas para evitar fraudes e ataques. A AAX continuará seus melhores esforços para retomar as operações regulares para todos os usuários dentro de 7 a 10 dias para garantir a máxima precisão”, disse a exchange.
Suspeita de golpe
A retirada dos vídeos da AAX de seu canal é um sinal preocupante, com muitos usuários alarmados com a possibilidade de um golpe. Em casos anteriores, exchanges que aplicaram golpes nos usuários apagaram suas redes sociais aos poucos antes de sumir com o dinheiro.
Desde que a AAX suspendeu os saques, a exchange não trouxe nenhuma nova atualização a respeito de quando poderia retomar as operações. A empresa também não revelou se resolveu seu problema com o parceiro terceirizado responsável pelos saques.
O colapso da FTX gerou um verdadeiro efeito cascata que derrubou muitas das maiores empresas do mercado. A Genesis, empresa de empréstimos de criptomoedas, também paralisou os saques dos usuários um dia depois da AAX, citando justamente o colapso da FTX e a “turbulência no mercado” como justificativas.