A Genesis, empresa que oferece serviços institucionais de negociação de ativos digitais, empréstimos, derivativos, custódia e corretagem, anunciou nesta quarta-feira (16) que está suspendendo temporariamente saques e novos empréstimos, depois de ser impactada pelos colapsos da Three Arrows Capital e agora da FTX.
Conforme informou a empresa, a inadimplência da 3AC impactou de forma negativa a sua liquidez e a entidade de empréstimo Genesis Global Capital. E, embora tenha reforçado a liquidez, o colapso da FTX provocou um nível de saques que excedeu a liquidez da Genesis:
“Reduzimos o risco da carteira e reforçamos nosso perfil de liquidez e a qualidade de nossas garantias”, destacou a empresa citando o impacto da 3AC. “No entanto, a FTX criou uma turbulência de mercado sem precedentes, resultando em solicitações de retirada anormais que excederam nossa liquidez atual.
Diante disso, a Genesis informou em sua conta no Twitter, que agora a prioridade número um é atender os clientes e preservar seus ativos:
“Portanto, em consulta com nossos consultores e advogados financeiros profissionais, tomamos a difícil decisão de suspender temporariamente os resgates e novas originações de empréstimos”, disse a Genesis
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
A empresa também afirmou que contratou os melhores consultores do setor para explorar todas as opções possíveis. Além disso, prometeu apresentar na próxima semana um plano para o negócio de empréstimos.
“Estamos trabalhando incansavelmente para identificar as melhores soluções para o negócio de empréstimos, incluindo, entre outras coisas, a obtenção de nova liquidez.”
- Leia também: Colapso da FTX afeta também jogos e Web3
E os outros serviços?
A Genesis enfatizou ainda que os seus negócios à vista, de derivativos e de custódia permanecem totalmente operacionais.
“Continuamos a apoiar nossos clientes que confiam em nós durante as condições de mercado voláteis para gerenciar seus riscos e executar suas estratégias de negócios”, tutou a empresa.
Conforme destacou a empresa, a corretora Genesis Global Trading, que detém a BitLicense, está capitalizada e operando de forma independente.
Gemini diz que Earn não conseguira atender resgates
Após a Genesis informar sobre a paralisação de retiradas, a exchange parceira Gemini se pronunciou em nota, dizendo que o seu programa Earn “não será capaz de atender aos resgates de clientes dentro do contrato de nível de serviço de cinco dias úteis”. A Genesis Global Capital é o parceiro de empréstimo do programa Earn da Gemini.
“Estamos trabalhando com a equipe Genesis para ajudar os clientes a resgatar seus fundos do programa Earn o mais rápido possível. Daremos mais informações nos próximos dias.”
A Gemini enfatizou, por fim, que seus outros produtos e serviços não são afetados e destacou que é uma exchange e custodiante de reserva total.