O projeto de identidade digital Worldcoin, apoiado por Sam Altman, cofundador do ChatGPT, anunciou uma mudança de nome para World Network, ou apenas World. A mudança vem acompanhada do lançamento da World Chain, uma blockchain de camada 2, protegida pela Ethereum, que agora está disponível na mainnet.
De acordo com o comunicado divulgado pelo projeto, o nome “Worldcoin” já não reflete totalmente o objetivo da iniciativa.
“À medida que o projeto cresce, juntamente com a importância do protocolo de prova de humanidade do World ID, o nome ‘Worldcoin’ não encapsula mais a missão de acelerar cada ser humano”, afirma a equipe da World Network. O projeto passa a se organizar em três pilares principais: World Chain, World ID e Worldcoin.
- Leia também: FBI prende hacker que publicou anúncio falso sobre aprovação ETFs de Bitcoin na conta da SEC
World Chain, World ID e Worldcoin.
A World Chain, construída utilizando o OP Stack, busca criar uma rede para humanos verificados, diferenciando-os de bots e atores automatizados que crescem em quantidade na internet, especialmente com a popularização de assistentes de IA. Ferramentas como Optimism, Alchemy, Uniswap, Safe, Dune e Etherscan já anunciaram suporte ao lançamento da nova blockchain.
Desde seu lançamento em julho de 2023, o projeto se destacou ao oferecer o World ID. Trata-se de uma solução de identidade digital que verifica a autenticidade dos usuários tanto online quanto onchain. Para obter essa identidade digital, as pessoas fornecem seus dados biométricos, como uma varredura da íris através de um dispositivo conhecido como “orb”. Em troca, os usuários recebem o World ID e a criptomoeda WLD.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
O World Network já alcançou mais de 10 milhões de registros em 160 países. O principal objetivo do projeto é construir uma rede exclusivamente composta por humanos, onde os usuários possam economizar nas taxas de transação (gas fees) e, no futuro, participar das decisões sobre a própria World Chain.
A organização Tools For Humanity, responsável pelo desenvolvimento do projeto, foi cofundada por Altman, que também é CEO da OpenAI. O projeto tem como meta colocar os humanos no centro da evolução da inteligência artificial e da internet, diferenciando-os de bots e automações em um ambiente cada vez mais dominado por essas tecnologias.
No momento do lançamento, o token Worldcoin (WLD) estava custando US$ 2,12, com uma queda de 4,3% nas últimas 24 horas. O valor de mercado total do WLD é de aproximadamente US$ 1,1 bilhão, de acordo com dados do CoinGecko.