A equipe por trás do projeto Worldcoin (WLD) anunciou no último domingo (22) que não vai mais pagar os seus operadores do sistema Orb (de escaneamento de retina) em tokens USDC. Em vez disso, usará o token nativo da plataforma, o WLD, para os pagamentos.
De acordo com o anúncio, a medida visa reforçar a maturidade do ecossistema e melhorar o fornecimento circulante de WLD.
Os Operadores da Worldcoin são participantes independentes do ecossistema que operam os Orbs, dispositivos de imagem personalizados desenvolvidos para o projeto Worldcoin pela Tools for Humanity (TFH). Os Operadores Worldcoin recebem recompensas por verificarem a singularidade e a humanidade das pessoas.
Worldcoin pagará em WLD
Durante uma fase de transição após o lançamento do projeto, os operadores recebiam essas recompensas na stablecoin USDC. No entanto, a equipe informou que esta fase de transição está agora chegando ao fim. Dessa forma, os Operadores Worldcoin receberão recompensas na forma de WLD.
A Fundação Worldcoin espera que em novembro de 2023 o processo de transição se conclua. A partir de então, todos os Operadores receberão WLD em vez de USDC.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Conforme destacou a Fundação, a Worldcoin lançou o token WLD com uma oferta circulante relativamente baixa, pouco acima de 100 milhões de WLD. Isto se deveu ao objetivo de criar uma rede de tantos seres humanos quanto possível. Para conseguir isso, a Fundação vai dar a maior parte do fornecimento de tokens WLD a usuários novos e existentes.
Em 22 de outubro de 2023, a oferta circulante é composta por:
- 100 milhões de WLD em empréstimos concedidos a formadores de mercado;
- Cerca de 34,3 milhões de WLD em concessões de usuários reivindicadas e
- Uma pequena quantidade de WLD recebida pelos Operadores como recompensas dos Operadores até o momento.
Leia também: Metaverso pode atingir US$ 900 bilhões até 2030, mostra pesquisa
Empréstimos de WLD
Ainda de acordo com a Fundação, no lançamento, a World Assets Ltd. (uma subsidiária da Worldcoin Foundation) celebrou contratos de empréstimo com cinco formadores de mercado que operam fora dos EUA. O objetivo era garantir liquidez suficiente para o WLD negociado em exchanges centralizadas fora dos EUA.
Juntas, as cinco entidades receberam empréstimos de 100 milhões de WLD, com esses empréstimos expirando em 24 de outubro de 2023. Mas as partes estenderam esses contratos até 15 de dezembro de 2023, com um valor de empréstimo reduzido de 75 milhões de WLD.
Assim, em 24 de outubro de 2023, os formadores de mercado devolverão 25 milhões de WLD do empréstimo atualmente em aberto. Ou então poderão, alternativamente, optar por comprar qualquer quantidade de tokens até o valor do empréstimo a ser devolvido.
Como consequência, no dia 24 de outubro, a oferta em circulação vai cair até 25 milhões de WLD, dependendo de quantos tokens os criadores de mercado decidirem comprar.
A notícia parece ter tido um impacto negativo no token WLD. De acordo com dados do CoinGecko, no momento da redação da matéria, o token está custando US$ 1,53, com uma desvalorização diária de 5%.