O serviço de pagamentos WhatsApp Pay foi totalmente liberado para usuários brasileiros. A partir desta quarta-feira (23), a opção de pagamentos encontra-se disponível no aplicativo de mensagens.
A liberação ocorreu exatos 50 dias após a chegada do serviço no Brasil, em 4 de maio. O serviço chegou com o nome de Facebook Pay e o cadastro pode ser realizado através do WhatsApp.
Liberou geral
Na ocasião do lançamento de maio, conforme relatou o CriptoFácil, o uso da ferramenta era feito mediante convite, Ou seja, apenas pessoas que recebessem uma transação via WhatsApp Pay poderiam utilizá-lo.
Agora, a função está disponível para todos os usuários do aplicativo. Para realizar o cadastro, é preciso informar os seguintes dados: nome completo, CPF e endereço. Não é obrigatório informar o endereço completo, apenas nome da rua, cidade/estado e número do CEP. Além disso, é preciso criar um PIN de seis dígitos
Em seguida, o WhatsApp pedirá a inclusão de um cartão de crédito ou débito, com o qual serão realizadas as transações. A plataforma aceita dez cartões emitidos pelos seguintes bancos parceiros:
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
- Banco do Brasil: Visa;
- Banco Inter: Mastercard;
- Bradesco: Visa;
- Itaú: Mastercard;
- Mercado Pago: Visa;
- Next: Visa;
- Nubank: Mastercard;
- Sicredi: Mastercard e Visa;
- Woop, a conta digital da Sicredi: Visa;
O serviço permite tanto receber quanto enviar pagamentos. A Cielo atuará como parceira do WhatsApp no processamento das transações.
Cada usuário pode enviar até R$ 1.000 por transação e receber até 20 transações por dia. Por outro lado, o limite mensal de transações é de R$ 5.000 por mês. Ao atingir o limite, não será possível enviar nem receber pagamentos.
Entrevero com Banco Central atrasou lançamento
O funcionamento do WhatsApp Pay no Brasil foi anunciado há um ano, porém o Banco Central (Bacen) bloqueou o uso da ferramenta. A princípio, a entidade alegou que estava “protegendo a concorrência” no sistema de pagamentos nacional.
Foram precisos quase três meses até o Bacen finalmente liberar os testes iniciais. Nesse meio tempo, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) também proibiu a parceria entre WhatsApp e Cielo. As proibições do CADE foram liberadas em julho, enquanto o Bacen permitiu os testes do WhatsApp Pay em agosto.
Leia também: Bitcoin exibe recuperação de 11% enquanto ETH, BNB e ADA também sobem
Leia também: Posições de venda em futuros de Bitcoin não são “mãe Diná”, diz analista
Leia também: Vítimas das pirâmides VLOM e LBLV serão reembolsadas com Bitcoin