O aplicativo de mensagens e chamadas WhatsApp tem planos de lançar seu serviço de pagamentos ainda este ano, como foi relatado no site Bloomberg Quint.
O projeto visa ser iniciado na Índia, onde o aplicativo conta com mais de 400 milhões de usuários. Os testes começaram a pouco mais de um ano, mas o lançamento oficial foi atrasado devido a diversos problemas regulatórios, que incluíam autenticação e armazenamento de dados. Mesmo assim, a versão beta do serviço de pagamentos tem mais de um milhão de usuários indianos desde o ano passado.
Em um evento realizado na semana passada, Will Cathcart, diretor geral do WhatsApp, disse que a empresa tem como visão a possibilidade de transferir dinheiro com a mesma facilidade de mandar mensagens através do aplicativo.
“Nós construímos o WhatsApp Payments baseados na UPI [Interface Unificada de Pagamentos], em parceria com os bancos aqui da Índia… Nós acreditamos que, se fizermos isso certo, iremos acelerar a inclusão financeira e traremos mais pessoas para a economia digital da Índia, que está crescendo muito rápido. Nós não podemos esperar para prover esse serviço para todos os usuários da Índia ainda este ano.”
Em entrevista ao canal Bloomberg Quint no Youtube, Vivek Belgavi, sócio da PwC Índia, e Anto Antony da Bloomberg conversaram sobre como o serviço de pagamentos funcionará. Segundo Antony, o usuário deverá adicionar as informações de sua conta bancária no WhatsApp, em seguida deverá verificar o número de seu celular, verificar o cartão de débito e criar uma senha.
Confira a entrevista completa abaixo:
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Leia também: Robô torna possível o envio de criptoativos através do WhatsApp