De acordo com um comunicado recebido pelo CriptoFácil, a plataforma de troca híbrida Waves.Exchange acrescentou suporte para realização de prova de participação do Neutrino Dollar.
Trata-se de uma solução para prova de participação que não detém a custódia do criptoativo, razão pela qual usuários da exchange poderão receber as recompensas sem perder a propriedade dos fundos.
Controle ainda do usuário
O ativo escolhido para iniciar o modelo é o Neutrino Dollar, uma stablecoin pareada ao valor do dólar estadunidense colateralizada pela criptomoeda Waves. Ela é construída sobre o protocolo neutrino, e foi criada pela Waves como uma alternativa a ser oferecida aos usuários para escaparem de volatilidade e oferecer opções extras, como prova de participação.
Atualmente, a recompensa anual sobre o montante é de 13%, embora ela possa variar de acordo com a valorização do token Waves. Segundo o comunicado, a estabilidade do Neutrino Dollar utiliza um algoritmo que minera a stablecoin automaticamente caso o valor da Waves suba.
A stablecoin então fica armazenada em um fundo especial que será utilizado para cobrir a diferença, caso a Waves decline no futuro. O processo é assistido por “oráculos” da rede, que incluem a informação do valor nos contratos inteligentes.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Caso a cobertura seja insuficiente, o contrato inteligente é gerado e vinculado, com um token conhecido como USD-NB. O Neutrino Dollar será utilizado para corrigir o déficit do mercado, enquanto o USD-NB é liquidado na primeira chance.
Tendo em vista que o USD-NB pode ser negociado em uma taxa flutuante, o token vira um instrumento financeiro atraente para traders de alto risco, uma vez que o USD-NB pode ser comprado abaixo da paridade com o dólar estadunidense e ser posteriormente liquidado em uma proporção 1:1. Por exemplo, mesmo que 10 USD-NB sejam comprados por 8 Neutrino Dollar, eles podem ser liquidados posteriormente por 10 Neutrino Dollars – um lucro de 25%.
O Neutrino Dollar opera com transparência, segundo o comunicado, por meio de contratos inteligentes e endereços associados que podem ser auditados em uma blockchain pública. Isso ajuda a eliminar preocupações sobre o lastro da stablecoin.
Leia também: Waves fecha sua DEX e reabre plataforma como uma exchange híbrida