A Volkswagen anunciou uma parceria estratégica com a Microsoft para desenvolver a “Volkswagen Automotive Cloud”, uma das maiores nuvens dedicadas da indústria automotiva destinada à integrar as iniciativas da empresa automobilística de mobilidade e IoT (Internet das Coisas).
“Com a Microsoft como parceira, a empresa está dando um passo decisivo em sua transformação digital, para um provedor de mobilidade com uma frota de veículos totalmente conectada ao ecossistema digital ‘Volkswagen We'”, diz o anúncio oficial.
“A parceria com a Microsoft vai turbinar a nossa transformação digital. A Volkswagen, como uma das maiores montadoras do mundo, e a Microsoft, com sua expertise tecnológica exclusiva, são extremamente bem equipadas. Juntas, vamos desempenhar um papel fundamental na configuração do futuro da mobilidade automática”, disse Dr. Herbert Diess, CEO da Volkswagen AG.
Sobre a parceria com a Microsoft, Satya Nadella, CEO da gigante de software destacou que:
“A Volkswagen está aproveitando a tecnologia para se transformar digitalmente e oferecer serviços inovadores de carros conectados aos seus clientes. As principais empresas do mundo operam no Azure e estamos muitos felizes que a Volkswagen tenha escolhido a Microsoft. Juntas, vamos reimaginar a experiência de dirigir para pessoas em todos os lugares.”
A partir de 2020, mais de 5 milhões de novos veículos da marca Volkswagen por ano estarão totalmente conectados e farão parte da Internet das Coisas (IoT) na nuvem. A profunda parceria entre as duas empresas estabelecerá a base para combinar a experiência em nuvem global da Microsoft com a experiência da Volkswagen como uma montadora com presença no mercado global.
Ao construir a Volkswagen Automotive Cloud, a Volkswagen poderá alavancar serviços de mobilidade consistentes em todo o seu portfólio e fornecer novos serviços e soluções, como experiências de consumo no automóvel, telemática e conexão segura de dados entre o carro e a nuvem.