Vitalik Buterin, o programador canadense cofundador do Ethereum (ETH), se pronunciou para defender o ETH.
Na verdade, ele revidou os críticos do algoritmo de consenso Prova de Participação (PoS) em um tópico recente no Twitter.
Tudo começou quando um usuário disse que o ETH era um valor mobiliário e, portanto, era controlado por uma entidade central.
Além disso, o usuário destacou que os detentores de ETH não podem participar do processo de votação para alterar suas propriedades.
Embora o debate em torno deste tema seja antigo, a postagem se tornou viral nesta terça-feira (12), e virou um grande debate na rede social.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Um usuário do Twitter pró-Ethereum, que atende pelo nome cyberhokie.eth, rebateu o argumento. Conforme destacou o usuário, nada disso é verdade. Afinal, a governança é feita por meio dos nós validadores.
Buterin sai em defesa do PoS no Ethereum
Isso também gerou uma reação de Buterin que chamou os detratores do PoS de “Bitcoiners mal-informados”. Buterin pediu que os críticos do PoS façam pesquisas antes de falar “besteiras”.
Sem medir palavras, Buterin disse que a ideia de que o PoS tem governança centralizada é uma “mentira descarada”.
Além disso, ele informou que o sistema de validação em PoS e em PoW é praticamente o mesmo, mudando apenas a forma com isso ocorre.
“Os nós rejeitam blocos inválidos, em PoS e em PoW. Não é difícil”, acrescentou Buterin.
The Merge
Após uma série de atrasos, espera-se que o Ethereum finalmente saia do modelo PoW ainda este ano. A atualização permitirá reduzir drasticamente o consumo de energia da segunda maior blockchain. Isso porque a rede não dependerá mais de mineradores de criptomoedas para protegê-la.
Na semana passada, a rede de testes Sepolia do Ethereum realizou o The Merge com sucesso. The Merge é como é chamado o momento em que o Ethereum sai de PoW para PoS.
Leia também: Arbitrum lança rollup para jogos e aplicativos sociais no Ethereum
Leia também: Animoca Brands levanta R$ 406 milhões para novos investimentos em Web3
Leia também: CoinShares prevê tempestade de baixa para Bitcoin, Ether, Cardano, Solana