Nesta semana, Vitalik Buterin, cofundador do Ethereum (ETH), disse, durante uma entrevista para o “Unchained”, iniciativa focada em criptomoedas de Laura Shin, que os altos preços do Ether são importantes tanto para a segurança da rede quanto para o desenvolvimento mais amplo do ecossistema.
Em resposta à pergunta de Shin sobre se os designers de protocolo e os líderes de projeto deveriam concentrar-se na questão do preço de uma criptomoeda, conforme mostra o artigo da Cointelegraph, Buterin referiu-se à “retórica anterior” do projeto Ethereum, que explicitamente subestimava a importância do valor do ativo:
“Em parte, foi controverso nos distinguirmos [Ethereum] de outros projetos de criptomoedas que bombeiam demais. Mas também tratava-se de minimizar o risco legal basicamente tentando fazer com que o projeto parecesse mais distante de algo que seria coberto pela regulamentação financeira.”
No contexto atual, continuou ele, os reguladores estão mais familiarizados com o ecossistema das criptomoedas e com os projetos de blockchain e, portanto, “mesmo que as pessoas tentem alegar que o preço não importa, elas [os reguladores] olhar para isso”. No que diz respeito aos seus próprios pontos de vista, Buterin levantou dois pontos sobre a importância do alto valor dos ativos, argumentando:
“Eu posso dizer a você quais são as coisas claramente importantes sobre porque o preço ser maior em vez de menor é bom. Um deles é obviamente segurança. Se o preço for zero, a rede não poderá ser segura. Isso pode acontecer em prova de trabalho e em prova de participação.”
Seu segundo argumento dependia do fato de que os criadores e participantes de projetos dentro de um determinado ecossistema de criptomoeda tendem a ter uma participação no token e, portanto, como detentores, têm mais recursos para desenvolver seu trabalho se o valor de um ativo permanecer alto.
Seguindo os comentários de Buterin, o público foi convidado a dar respostas à pergunta: “Os desenvolvedores do Ethereum estão focados o suficiente no preço do Ethereum?” Suas respostas foram de cerca de 38%, alegando que “não se importam”, 23% alegando que “não sabem”, 21% disseram “sim” e 19% “não”.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Apesar dessa alegada apatia da maioria dos participantes, Buterin respondeu à questão do papel dos desenvolvedores afirmando que eles têm a responsabilidade de não fazer “coisas estúpidas que levariam ao preço chegar a zero”. Como por exemplo, inundando o mercado com um dilúvio de moedas recém-emitidas.
Leia também: Vitalik Buterin diz que aplicações não financeiras da blockchain levarão mais tempo para ganhar espaço