Vitalik Buterin, cofundador da maior rede blockchain de contratos inteligentes, o Ethereum, emitiu um alerta no domingo sobre os riscos de sobrecarregar a camada de consenso da plataforma por meio do staking de ETH.
Em uma postagem em seu blog, Buterin explicou que o uso da camada de consenso para realizar soft forks e algumas atividades de re-staking pode acarretar riscos sistêmicos elevados, deixando a blockchain Ethereum vulnerável.
De acordo com o desenvolvedor, a camada de consenso do Ethereum pode se tornar suscetível a ataques caso a blockchain seja sobrecarregada. No post, Buterin abordou as preocupações em torno de iniciativas de recomposição ou soft forks de camada 1 na blockchain ETH.
Sobrecarga do Ethereum
Buterin identificou os seguintes casos em que a rede Ethereum pode enfrentar riscos sistêmicos significativos:
- Propostas em que os usuários votam enviando Ethereum, com aqueles que optam pela resposta majoritária recebendo uma parte proporcional de todo o ETH enviado para votar;
- Re-staking de Ether para “votar” em vez de fornecer incentivos no protocolo;
- Recuperação orientada para o layer 1 de projetos de layer 2, caso o layer 2 tenha algum bug e os forks do layer 1 sejam utilizados para corrigi-lo.
Buterin reconheceu que, embora a maioria das propostas de utilização da camada de consenso do Ethereum ou do ETH em staking sejam feitas de forma bem-intencionada, as propostas acima elencadas representam riscos para a blockchain subjacente. Portanto, devem ser desencorajadas.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
A preocupação central de Buterin é que qualquer expansão das funções da camada de consenso do Ethereum aumente os custos, complexidades e riscos de execução de um validador. Segundo ele, expor o layer 1 ao estender as responsabilidades da camada de consenso a outros riscos pode comprometer a funcionalidade da blockchain e de todos os layers que estão vinculadas a ela. Isso hoje representa mais de 30% de todo o mercado de criptoativos.
Essa questão tem impacto direto na estabilidade e resiliência do Ethereum. Em casos como re-staking e soft forks, a camada de consenso corre o risco de enfrentar forks inesperados ou divisões na comunidade de validadores.