Desde o surgimento do protocolo Ordinals, que permite o registro de tokens não fungíveis (NFT) na rede do Bitcoin, o tamanho médio dos blocos de transações aumentou, resultando em um crescimento significativo da blockchain da criptomoeda.
Essa tendência tem levantado questões sobre o impacto futuro no tamanho do arquivo distribuído do Bitcoin. Dados fornecidos pela Glassnode revelam que o tamanho dos blocos de transação do Bitcoin aumentou de uma média de 1,3 MB para 1,9 MB por bloco, com picos de até 2,5 MB.
Com base nesses números, é possível fazer projeções sobre o tamanho futuro da blockchain do Bitcoin, tornando ainda mais difícil para adeptos do Bitcoin baixarem todo a blockchain para executar um full node ou o processo de mineração.
Se o tamanho médio dos blocos de transação voltar ao nível anterior aos Ordinals, estima-se que em um ano a blockchain do Bitcoin terá um tamanho de 544,6 GB, representando um aumento de 11,46%.
Porém, se o peso dos blocos de transações continuar como está atualmente, a projeção indica que em um ano a blockchain terá um tamanho de 620,12 GB, um aumento de 22,24%. Esses dados sugerem que, em abril de 2027, a blockchain do Bitcoin poderá atingir 1.000 GB.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Blockchain do Bitcoin
Existe ainda uma terceira possibilidade em que os blocos de transação alcancem sua capacidade máxima, resultando em um rápido crescimento da blockchain. Nesse cenário, em um ano a blockchain do Bitcoin poderia atingir um tamanho de 718,64 GB, representando um crescimento de 32,9%. Essa projeção indica que a marca de 1.000 GB poderia ser alcançada em setembro de 2025.
Diante disso, ressurgiram as propostas para melhorar a forma como o Bitcoin armazena suas transações a fim de auxiliar em seu crescimento e impedir que o blockchain fique “estratosférica”.
Ao simplificar os métodos e a quantidade de informações armazenadas em comparação com protocolos como o Ethereum, o Bitcoin possibilita que mais usuários baixem nós completos, permitindo a execução de várias funções relacionadas à troca de dinheiro eletrônico.
No entanto, o rápido crescimento da blockchain do Bitcoin pode apresentar desafios adicionais para a rede, exigindo melhorias contínuas para garantir a escalabilidade e a eficiência do sistema.