A EOS, uma das principais criptomoedas do mercado e considerada um dos fortes concorrentes, em termos de aplicabilidade, do Ethereum, tem vivido “dias difíceis” por conta de supostas vulnerabilidades de segurança que vieram à tona recentemente.
Como mostra o Whale Alert, um usuário da EOS chamado “fuckhacker.x” criou uma transação de 1 trilhão de EOS (em torno de US$3,6 trilhões) em 11 de março, que, para alívio da comunidade, falhou ao ser confirmada devido ao tamanho, sendo 1.000 vezes a oferta total de EOS, e que causou preocupação na comunidade levantando suspeitas de vulnerabilidade.
A EOS New York, uma das 21 maiores produtoras de blocos da EOS, disse que não houve qualquer ataque malicioso ou tentativa de adulterar o protocolo da criptomoeda e que a grande transação, na verdade, foi feita para testar um novo recurso do protocolo, que é conhecido como “deferred transaction”.
Mas, de acordo com a BlockBeats, a conta que fez a transação é de propriedade da VSbet, uma aplicação descentralizada de jogos EOS (DApp). Um desenvolvedor do DApp indicou que a VSbet procurou criar uma transação falsa para aumentar o volume de negociações para atrair mais usuários e, no momento, as exchanges e as carteiras que trabalham com a EOS não são capazes de filtrar esse tipo de transação falsa.
Como mostra uma reportagem recente, a EOS também tem tido problemas com uma empresa de segurança chinesa chamada SlowMist, que anunciou que a EOS pode ser vulnerável a ataques de “falsos pop-ups”, que permitiria a um hacker depositar com sucesso EOS em exchanges e carteiras sem que nenhum ativo tivesse sido transferido.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
A empresa de segurança confirmou que o ataque ocorreu e sugere que as empresas que lidam com a EOS devem suspender o depósito do criptoativo o quanto antes e verificar o processo. Até o momento, a EOS não comentou publicamente os acontecimentos e as suspeitas de vulnerabilidade.
Leia também: Problemas de escalabilidade da EOS e seu impacto na blockchain