A blockchain da EOS parece estar encontrando problemas consideráveis de escalabilidade que estão atrapalhando sua capacidade de hospedar com segurança aplicativos descentralizados na rede. O problema é que a blockchain cresceu tão dramaticamente que apenas um punhado de produtores de blocos pode se dar ao luxo de armazenar a coisa toda, conforme mostra o artigo publicado pela News BTC.
Como a maioria dos dApps (aplicativos descentralizados) se conecta exclusivamente a um desses produtores, se eles caíssem por questões econômicas ou técnicas, ou se começassem a agir maliciosamente, os aplicativos também seriam afetados. Esses pontos de falha claramente centralizados são certamente uma preocupação para o projeto daqui para frente.
O blockchain da EOS sempre foi comercializada como a blockchain mais rápida do ecossistema das criptomoedas. No entanto, está tornando-se evidente que, ao otimizar a velocidade dessa maneira, a confiabilidade e a segurança do projeto poderiam estar em risco.
Adicionar um novo bloco a cada meio segundo significa que a cadeia EOS está agora em mais de 42 milhões de blocos. Esses 4TB (terabytes) totais de dados ocorre depois de apenas oito meses de operação. Compare isso com a blockchain do Bitcoin, que está em 200 GB após 10 anos, e o Ethereum, que tem 150 GB após três meses.
Armazenar e referenciar uma blockchain tão pesada não é barato. Esse custo fez com que a EOS confiasse a opção de que muitos produtores de blocos não precisam armazenar toda a cadeia.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Aparentemente, existem apenas cinco produtores de blocos que agora armazenam toda a cadeia de blocos EOS: EOS Sweden, GreyMass, CryptoLions, EOSTribe e EOS Canada. Apenas dois destes são usados para validar blocos também, uma vez que os outros não são considerados um dos 21 “maiores produtores de blocos” usados para verificar transações. Muitos dos outros desistiram quando a cadeia cresceu rapidamente de 1 TB para 2 TB no final do ano passado.
Corey Miller, um executivo da empresa de investimento em criptoativos BlockTower Capital, destacou recentemente a questão do dimensionamento:
Trabalho está sendo feito para financiar o armazenamento da cadeia EOS
De acordo com as respostas à este tuíte, há trabalho a ser feito para ajudar a desviar mais fundos para bloquear os produtores, para que eles possam armazenar toda a cadeia.
Uma solução potencial é cobrar dApps por referenciar o histórico completo da blockchain. Outra é usar uma implementação da tecnologia de fragmentação que está sendo desenvolvida pelos principais desenvolvedores do Ethereum. Uma possível solução final referenciada pela EOS Weekly é usar a rede LiquidApps, que será lançada em breve. Isso envolveria a mudança da responsabilidade de recuperar a blockchain dos produtores de blocos para os nós que suportam a camada adicional. Eles poderiam, então, monetizar sua operação diretamente por meio de contratos de participação com os dApps que precisam acessar seu armazenamento.
Leia também: Criptomoedas se movimentam pouco nas últimas 24 horas; EOS e Binance Coin valorizam