Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Bitcoin 101

Tudo que você precisa saber sobre o halving do Bitcoin

  • Por CriptoFácil
  • - 10/02/2020
  • às 18:03
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Tudo que você precisa saber sobre o halving do Bitcoin

Muito se fala sobre o halving do Bitcoin, se o valor do criptoativo vai subir antes ou depois, se vai subir apenas antes ou apenas depois. Muito se questiona sobre o cenário da mineração, o que vai acontecer após o halving, se a indústria de mineração vai morrer de fome, se os mineradores vão achar nada rentável e vão parar, causando um colapso da rede do Bitcoin.

Antes de abordar o que isso significa para mineradores e investidores, é necessário entender algo.

O que é o halving do Bitcoin?

O halving é talvez o evento mais importante do Bitcoin, que tem ligação direta com os fundamentos do criptoativo. Satoshi Nakamoto, ao escrever o whitepaper do Bitcoin, falou sobre a criação de uma criptomoeda não inflacionária.

Isso significa que seu suprimento será limitado, não será possível “imprimir” mais BTC, como é feito com moedas fiduciárias. São 21 milhões de Bitcoins ao todo, dos quais mais de 85% já foram minerados (18.210.325 BTC).

Se o Bitcoin tem pouco mais de 11 anos e mais de 85% do seu suprimento já foi minerado, a mineração deve acabar em breve, certo? Não, e para isso existe o halving. A cada 210.000 blocos (ou seja, não há um período de tempo específico) as recompensas obtidas pela mineração de Bitcoin são reduzidas pela metade.

Isso significa que a partir de maio de 2020, terceiro evento de halving do Bitcoin, apenas 6,25 BTC serão obtidos com a resolução de cada bloco, reduzindo a quantidade de Bitcoins obtidos diariamente de 1.800 para 900 BTC. Ao todo, serão 64 halvings, estando o último previsto para ocorrer em 2140.

Apesar do halving ser calculado de acordo com o número de blocos resolvidos, a estimativa que se tem é que o evento ocorra a cada quatro anos.

Então o que é o halving do Bitcoin? É o mecanismo previsto no protocolo para evitar a inflação da criptomoeda, garantindo que o criptoativo valorize impulsionado por um fundamento mercantil, qual seja a lei da oferta e demanda.

E quando acabar os Bitcoins a serem minerados?

Os mineradores da rede serão remunerados por meio das taxas transacionais, como ocorre com o modelo de prova de participação. Note-se que isso não gera mais Bitcoins em circulação, apenas “enxuga” o montante que será transacionado e entrega uma pequena parte aos mineradores.

Desta forma, não há como escapar: apenas 21 milhões de Bitcoins existirão no mercado. A expectativa é que, com o aumento dos casos de uso e a crescente necessidade por Bitcoin para utilizar as ferramentas, a valorização da moeda aumente – ou seja, a demanda aumentará e a oferta permanecerá a mesma.

O que acontece com a mineração?

Bom, conforme previsto por especialistas do ramo de mineração como Rocelo Lopes, CEO do pool de mineração CoinPY, este halving marca o fim definitivo da “mineração caseira”. Tendo em vista os altos custos com energia e manutenção da operação, não é mais vantajoso minerar Bitcoin sem posicionar o equipamento em um pool de mineração.

A declaração foi dada durante um episódio do programa Debate Descentralizado, exibido pelo canal do YouTube Dash Dinheiro Digital. Outros profissionais da área, como o jornalista do Cointelegraph Brasil Cassio Gusson, seguiram a mesma linha de Lopes.

Além disso, os próprios pools de mineração deverão se adequar ao halving. A Bitmain, maior fabricante de hardwares de mineração e um dos maiores pools de mineração de Bitcoin, iniciou uma demissão em massa antes do halving com a redução de custos em mente.

Desta forma, espera-se uma maior profissionalização da indústria de mineração após o terceiro halving do Bitcoin, juntamente com um esforço para tornar as operações mais enxutas.

O que devem esperar os investidores?

Trata-se de um ponto delicado. Uma das tendências de halvings passados, que é a valorização do Bitcoin seis meses antes do evento, não se concretizou o evento previsto para ocorrer em maio.

Ademais, o mercado de criptoativos como um todo está muito diferente do que era durante os dois halvings passados. É difícil precisar quais as movimentações do valor do Bitcoin antes do halving.

Muitas são as opiniões de especialistas, como uma valorização até US$50 mil após o halving, contrastada por uma previsão que diz para não criar expectativas de valorização após o evento. Até mesmo o CriptoFácil já publicou um vídeo sobre o tema, falando sobre a possibilidade de valorização, ao mesmo tempo em que destaca sua incerteza.

O importante é não criar expectativas de enriquecimento com base no halving, mas manter-se alerta caso elas apareçam.

Leia também: Analista afirma que Bitcoin chegará aos US$100 mil até dezembro de 2021

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.