O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, concedeu perdão presidencial a Changpeng Zhao (CZ), fundador da exchange de criptomoedas Binance. A medida encerra uma das mais emblemáticas disputas entre o setor cripto e autoridades dos EUA. A medida, assinada nesta quinta-feira (23), ocorre após meses de esforços do empresário e de representantes da empresa para reverter os efeitos de sua condenação.
De acordo com o The Wall Street Journal, fontes próximas ao governo informaram que a decisão vem após Trump manifestar compreensão diante de alegações de que Zhao teria sido alvo de perseguição política durante a gestão anterior. O ex-executivo havia cumprido quatro meses de prisão por violar normas de combate à lavagem de dinheiro. Isso ocorreu após a Binance admitir falhas de compliance em um acordo judicial firmado em 2023.
Com o perdão, CZ volta a ter sua elegibilidade legal restabelecida. Isso significa que a Binance pode voltar ao mercado estadunidense de onde foi excluída após o processo conduzido pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos.
No X, a Binance celebrou e agradeceu o perdão presidencial:
“Obrigado, Presidente Trump, pela sua liderança e pelo seu compromisso em tornar os EUA a capital mundial das criptomoedas! A visão de CZ não apenas tornou a Binance a maior exchange de criptomoedas do mundo, mas também moldou o movimento cripto mais amplo. A Binance continua focada em construir uma plataforma segura, transparente e que prioriza o usuário, que reduza taxas e aumente o acesso ao sistema financeiro para todos.”
Governo encerra política de restrição ao setor cripto
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, confirmou o ato presidencial. De acordo com Leavitt, Trump “exerceu sua autoridade constitucional ao emitir o perdão”. Segundo ela, a medida representa “o fim da guerra do governo anterior contra as criptomoedas”.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
O perdão de CZ simboliza uma possível mudança de postura do governo dos EUA em relação à indústria de ativos digitais, que vinha enfrentando crescente escrutínio regulatório desde 2022. Durante a campanha eleitoral, Trump já havia indicado que buscaria fortalecer o ecossistema cripto e reduzir o peso de sanções e investigações sobre empresas do setor.
Binance reforça laços com família Trump
Desde a vitória de Trump nas eleições, a Binance se aproximou de negócios vinculados à família presidencial. A corretora tornou-se, por exemplo, umas das principais apoiadores da World Liberty Financial, empresa de criptoativos controlada por familiares do presidente. A Binance também criou o código para a stablecoin USD1 apoiada por Trump.
O envolvimento da exchange com o projeto teria sido decisivo para consolidar a reabilitação política de CZ junto ao governo.
Com o perdão agora oficializado, analistas esperam que a Binance reavalie sua estrutura de conformidade e busque novas licenças regulatórias no país.
BNB dispara
Após o anúncio do perdão presidencial a CZ, o preço do BNB, token nativo da Binance voltou a subir. De acordo com dados do CoinGecko, o preço do token subiu de US$ 1.079 para US$ 1.146. Ou seja, a BNB saltou cerca de 6% em poucos minutos.