Ir para o conteúdo
Carteira BG
Newsletter
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Logo CriptoFácil
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Carteira BG
Mercado
Ethereum
Carteira BG
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

bGames

Token do jogo CryptoMines perde 95% do seu valor em duas semanas; mudanças despertam suspeitas

  • Por Luciano Rocha
  • - 09/12/2021
  • às 12:20
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Token do jogo CryptoMines perde 95% do seu valor em duas semanas; mudanças despertam suspeitas
Foto: CryptoMines
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Os jogos em NFT do modelo play-to-ear (P2E) viraram febre a partir de 2020. Enquanto alguns deles – como o Tethan Arena – crescem em ritmo acelerado, outros experimentam quedas sucessivas. Neste segundo grupo está o CryptoMines, jogo cujo token já perdeu 95% de seu valor em duas semanas.

De acordo com o CoinMarketCap, o token ETERNAL chegou a valer US$ 792 em sua máxima histórica, atingida em 25 de novembro. De lá pra cá, contudo, o preço do token caiu vertiginosamente, sendo cotado a US$ 4,37 nesta quinta-feira (9).

Publicidade

Cotação de token ETERNAL desabou em poucos dias. Fonte: CoinMarketCap.

Como se não bastasse a forte queda, a equipe por trás do CryptoMines reconheceu falhas no próprio modelo de negócio do jogo. Como resultado, eles comunicaram uma série de mudanças na quarta-feira (8), lançando suspeitas a respeito da credibilidade do jogo entre os jogadores.

Entenda o jogo

O CryptoMines é um jogo lançado na Binance Smart Chain (BSC) que trazia uma mescla de exploração espacial e mineração de tokens. Inicialmente, os jogadores poderiam adquirir o token ETERNAL através de exchanges como Pancakeswap, utilizando Binance Coin (BNB) na transação.

Publicidade

Com os tokens em mãos, os jogadores podiam cunhar (mint) tokens não fungíveis (NFTs) que representavam naves e trabalhadores. Estes, por sua vez, compunham a frota de cada jogador, que então podia usá-la para minerar mais ETERNAL através das missões propostas no game.

Além do cunhagem dos NFTs, o token ETERNAL também era utilizado para pagar o combustível das naves e os contratos dos trabalhadores.

Parte do valor utilizado para cunhar os tokens era destinado a um pool de recompensas, de onde saíam os ETERNAL distribuídos para quem cumpria as missões. E foi justamente este um dos pontos que gerou problemas no CryptoMines.

Publicidade

Falha nas recompensas e especulação

De acordo com a equipe do jogo, a queda no preço do ETERNAL foi causada por dois fatores. Em primeiro lugar, os NFTs passaram a ser emitidos com enorme facilidade, o que gerou uma “inflação” desses tokens.

“O principal problema é que os NFTS não têm custo adicional ou desgaste, causando uma população excessiva desses ativos. Assim, o jogo atingiu um ponto em que alguns investidores não têm a necessidade de continuar a investir novamente.”

Isto é, qualquer jogador passou a conseguir criar tokens e não mais precisa comprá-los. Com isso, o jogo passou a não ter criação de novos NFTs para buscar  tokens nas missões.

Publicidade

No entanto, a cunhagem dos NFTs é a principal ferramenta de abastecimento do pool de recompensas. Sem isso, o pool rapidamente começou a secar e as recompensas foram minguando.

Para completar o problema, a produção excessiva de NFTs fez com que grandes jogadores reunissem frotas gigantescas. Essas “baleias” passaram a reivindicar a maior parte das recompensas do pool, esgotando seus fundos com mais rapidez.

Na sequência, a equipe do CryptoMines afirmou que esses investidores despejaram grandes quantidades de ETERNAL no mercado. As vendas massivas teriam catalisado a forte queda no preço, segundo a equipe.

Publicidade

Distribuição suspeita

Contudo, a própria distribuição dos tokens no mercado põe em dúvida esta alegação. Segundo o white paper do jogo, somente 1,2 milhão da oferta total de 5 milhões de ETERNAL foram abertos ao público. Foram 250 mil em vendas privadas e 1 milhão em vendas públicas.

Ou seja, apenas 25% da oferta total estava no mercado e, portanto, poderia ser negociada. Em contrapartida, 42,2% ficaram nas mãos dos desenvolvedores através dos seguintes meios:

  • Fundo de desenvolvimento (20% = 1.000.000 ETERNAL)
  • Fundo de Liquidez em LP na Pancakeswap (15% = 751.230 ETERNAL);
  • Reserva para “Funcionalidades de Gameplay” (5% = 250.000 ETERNAL);
  • Marketing (2,2%).

Portanto, é improvável que os traders por si só tenham sido responsáveis por uma queda tão brusca, sendo que a maior parte dos fundos está com os desenvolvedores. No momento da escrita deste texto, o pool de recompensas já se encontra totalmente vazio.

Publicidade

Leia também: Tethan Arena terá serviço de aluguel de heróis dentro do jogo

Leia também: Visa lança serviço de consultoria sobre criptomoedas para parceiros

Leia também: Adoção do BTC só aumenta: 1 em cada 4 investidores dos EUA já possui Bitcoin

Publicidade
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.