O chefe da OpenAI e criador do ChatGPT Sam Altman revelou oficialmente o Projeto Worldcoin ao mundo na segunda-feira (24). De acordo com o anúncio, o novo token leva o mesmo nome do projeto e tem como símbolo o WLD.
Este token era aguardado pelo mercado e promete trazer uma “revolução na identificação pessoal”. O WLD é um token que alimenta a World ID, uma rede de identidade global que preserva a privacidade. E logo após o lançamento, diversas exchanges resolveram listar o token em suas plataformas, incluindo a Binance e a OKX.
Como resultado, o preço do WLD disparou e atingiu ganhos de 75% logo após o seu lançamento. Seu preço atual é de R$ 12,14 e ele já ocupa o Top 100 entre as maiores criptomoedas do mercado.
O WLD é um token que alimenta a World ID, rede que permite que os usuários verifiquem sua humanidade online (“Prova de Personalidade”) enquanto mantêm sua privacidade por meio de provas de conhecimento zero. Para se envolver com o protocolo Worldcoin, os indivíduos devem primeiro baixar o World App, o primeiro aplicativo de carteira que suporta a criação de um World ID.
Em seguida, os indivíduos precisam acessar um dispositivo de imagem físico chamado Orb para obter a verificação do World ID Orb. O equipamento coleta a impressão de retina do usuário, garantindo uma prova de identidade segura e, em tese, privada. Mas os críticos do projeto afirmam que o projeto pode servir como ferramenta de controle.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Token dispara após lançamento em exchanges
Com a euforia por trás do ChatGPT, o Worldcoin também ganhou uma ampla repercussão antes mesmo do seu lançamento. Após a chegada do token na Binance, o preço simplesmente disparou, fazendo o WLD atingir um valor de mercado de superior a R$ 1,2 bilhão.
Ainda nesta segunda-feira, várias exchanges de criptomoedas, incluindo Binance, Huobi, Bybit e OKX, listaram o token WLD. Isso fez o token ganhar muita liquidez e, por causa da demanda, o preço se valorizou.
Huobi e Bybit já listaram o token WLD, oferecendo opções para depósitos e negociações. A Bybit permitirá saques na terça-feira (25) às 10h UTC, e a OKX fará o mesmo. Os usuários da Huobi podem negociar o par WLD/USDT à vista, enquanto a Bybit também disponibilizou o par WLD/USDC para negociação.
Impulsionada pela IA
De acordo com Altman e seus cofundadores, o novo método de verificação digital do Worldcoin é crucial em um momento em que a IA está tornando cada vez mais desafiador distinguir entre o que é real e o que é falsificação. Por exemplo, fenômenos como a deepfake aumentaram os riscos de criar falsificações até de perfis famosos.
Em entrevista à Bloomberg News, Altman mencionou que a empolgação em torno da IA contribuiu para gerar mais entusiasmo em torno do Worldcoin. “Há muito mais interesse, compreensão e empolgação, principalmente porque a IA se tornou mais importante no mundo do que quando começamos o projeto”, disse.
A Tools of Humanity é atualmente a startup por trás do desenvolvimento do Worldcoin. Alex Blania, CEO da empresa, disse que eles estão procurando expandir o projeto nos mercados asiáticos, principalmente no Japão e na Coreia do Sul. Mas eles não pretendem se expandir nos Estados Unidos a princípio, devido a questões regulatórias e falta de clareza.
“Há claramente uma grande falta de certeza, para dizer o mínimo possível. Acho uma pena”, disse Altman sobre os EUA. De acordo com o site da Worldcoin, eles receberam mais de 2 milhões de inscrições.
- Leia também: Veja previsões de preço para Bitcoin, Ethereum e XRP