A solução de identidade digital Polygon ID, da Polygon, agora está disponível na blockchain do Ethereum, graças ao protocolo de interoperabilidade Rarimo.
O anúncio, feito esta semana, expande as possibilidades de uso do Polygon ID, transformando a rede em uma infraestrutura de credenciais verificáveis disponível em diversas blockchains. Antes da colaboração com a Rarimo, a utilização do Polygon ID era limitada à blockchain da Polygon.
“Se você emitisse sua credencial na Polygon, não seria possível usá-la no Ethereum. Em vez disso, você teria que emitir uma nova credencial nativa do Ethereum”, explicou a Rarimo em comunicado.
Agora, com a inclusão do Ethereum, credenciais emitidas no Polygon estarão disponíveis em outras redes, como a BNB Chain e a Avalanche, nas próximas semanas. Segundo a Rarimo, a escalabilidade do protocolo é ilimitada, permitindo a adição de uma série de outras blockchains com o passar do tempo.
Polygon ID
Anunciado em março de 2022, o Polygon ID tornou-se open source em março deste ano. A solução utiliza provas de conhecimento zero, permitindo que os usuários comprovem sua identidade sem a necessidade de revelar suas informações privadas a terceiros.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Segundo os desenvolvedores, este recurso garante um alto nível de privacidade e segurança durante os processos de verificação de identidade.
As provas de conhecimento zero são um componente crucial no movimento em direção à identidade descentralizada, um mercado global que, segundo a MarketsandMarkets, espera-se que cresça para US$ 6.8 bilhões até 2027.
Na Web2, a identidade dos indivíduos é controlada por grandes empresas como Meta e Google. O objetivo da identidade descentralizada é inverter essa lógica. O controle de quando e onde compartilhar os dados seria transferido das empresas para os usuários, que passariam a ser os detentores de seus próprios dados, fornecendo-os apenas mediante solicitação.
O Polygon é apenas um dos muitos players que investem nesta nova perspectiva de identidade. Empresas como Disco, SpruceID, Iden3, Ceramic e a própria Fundação Ethereum também estão explorando soluções neste sentido, sinalizando um futuro promissor para a descentralização e a segurança das identidades digitais.