Tim Cook é o mais recente grande nome da tecnologia a “jogar água fria” na empolgação da indústria com o conceito de metaverso. Segundo ele, o universo digital não será realidade e outra tecnologia irá dominar o futuro.
“Sempre acho que é importante que as pessoas entendam o que é algo”, disse o CEO da Apple à publicação holandesa Bright na sexta-feira. “E eu realmente não tenho certeza se uma pessoa comum pode te dizer o que é o metaverso.”
Cook destacou que é justamente por isso que a Apple ainda não divulgou publicamente nenhum plano para o metaverso. Apesar disso, ele diz ser um grande defensor da Realidade Aumentada (AR).
- Leia também: Near Protocol fecha parceria com o Google Cloud
AR sim, metaverso não
O executivo reforçou que a Apple está desenvolvendo um headset AR/VR que pode chegar ao mercado em 2023. De acordo com o CEO, o futuro da AR “vai muito, muito mais longe” do que os aplicativos de hoje.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Acho que a AR é uma tecnologia profunda que afetará tudo”, disse Cook. “Imagine de repente poder ensinar com AR e demonstrar as coisas dessa maneira, ou medicamente, e assim por diante. Portanto, como eu disse, no futuro vamos realmente olhar para trás e pensar em como vivíamos sem AR.”
Os comentários de Cook sobre o metaverso ocorreram em meio a uma turnê europeia. Em sua viagem, o CEO da Apple já visitou o Reino Unido e a Alemanha. Além disso, ele falou na cerimônia de formatura da Universidade de Nápoles Federico II na semana passada.
Em uma sessão de perguntas e respostas naquela cerimônia, Cook sugeriu que as pessoas poderiam pensar em AR como pensam na internet. Ou seja, para ele, a AR será a tecnologia do futuro próximo e não o metaverso.
“Afaste-se para o futuro e olhe para trás, você vai se perguntar como você levou sua vida sem realidade aumentada”, disse Cook. “Assim como hoje nos perguntamos: ‘Como pessoas como eu cresceram sem a internet?’”