A tensão comercial entre os Estados Unidos e a China está causando problemas para algumas empresas de tecnologia.
O TikTok, aplicativo de vídeos da chinesa ByteDance, foi a iniciativa mais recente do gigante asiático a entrar na mira de Donald Trump.
De acordo com Trump, o TikTok e outros aplicativos chineses representam uma ameaça para a segurança nacional dos Estados Unidos.
Assim, o presidente ordenou que as operações do aplicativo em território estadunidense fossem vendidas para uma empresa local.
Contudo, o TikTok recusou uma oferta de compra da Microsoft, para surpresa geral do mercado.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
TikTok recusa oferta da Microsoft
O TikTok é uma plataforma na qual os usuários publicam vídeos curtos, de poucos segundos de duração.
Em 2020, o aplicativo explodiu, apesar de ter sido criado em 2016.
Porém, Donald Trump está utilizando a popularidade do aplicativo como uma arma na disputa comercial contra a China. De acordo com ele, o aplicativo pode estar sendo utilizado para espionagem pelos chineses.
No entanto, a China nega as acusações de Trump em relação à espionagem dos cidadãos estadunidenses. De toda maneira, a controladora do TikTok aceitou a oferta da Oracle, que é outra gigante da tecnologia.
Ainda não há detalhes sobre o acordo, tampouco certeza de que ele será capaz de evitar o banimento do TikTok nos Estados Unidos.
Parceria com a Oracle
No momento, é difícil saber se a preocupação de Trump sobre os aplicativos chineses é real ou um mero estratagema político.
Segundo a CNN, a Oracle vai agir como uma intermediária entre a ByteDance e o governo estadunidense.
Entretanto, essa não é a primeira vez que o governo dos EUA interfere diretamente nos negócios de empresas estrangeiras. O aplicativo de mensagens WeChat, também de origem chinesa, está sendo contestado pelos Estados Unidos pelo mesmo motivo do TikTok.
Além disso, empresas russas e de outras nacionalidades foram acusadas de atentarem contra a segurança nacional dos EUA no passado.
Logo, é comum que a política interfira de maneira decisiva em assuntos que fazem parte de outras esferas, como está acontecendo agora com o TikTok.
Finalmente, caso o banimento do TikTok seja efetivado nos EUA, é possível que a ByteDance sofra um grande prejuízo. Aproximadamente 100 milhões de estadunidenses utilizam o aplicativo chinês.
Leia também: Bradesco, Nubank e Itaú utilizarão solução do PayPal em compras online
Leia também: Banco do Brasil afirma que vai continuar fechando contas de exchanges
Leia também: Traders apostam no Bitcoin a R$ 190 mil até o fim do ano