O Telegram, aplicativo de mensagens mundialmente conhecido, lançou uma versão de teste privada de sua blockchain, a Telegram Open Network (TON). A liberação foi feita nesta quinta-feira, 11 de abril, de acordo com o portal de notícias russo Vedomosti.
De acordo com o Vedomosti, o aplicativo abriu o acesso à uma versão de teste da TON, voltada para um número limitado de desenvolvedores globais, incluindo equipes de desenvolvedores da Rússia, país de origem do aplicativo.
Segundo duas fontes anônimas, que adquiriram o acesso antecipado, as equipes de desenvolvimento que receberam o acesso estavam habilitadas para configurar os nós da blockchain, entre outras funções.
Alta velocidade
O portal Cointelegraph informou que os testes não forneceram resultados específicos sobre a TON. No entanto, a rede demonstrou uma “velocidade de transação extremamente alta”, algo que animou os desenvolvedores.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Contudo, uma das fontes disse que os indicadores específicos das taxas de velocidade não puderam ser entregues, pois o código da blockchain – incluindo os contratos inteligentes – estava em processo de testes.
Um dos principais concorrentes do WhatsApp, o Telegram foi fundado pelos irmãos Nikolai e Pavel Durov em 2013. Em março de 2018, o serviço alcançou a marca de 200 milhões de usuários ativos.
Recentemente, três milhões de novos usuários inscreveram-se para o Telegram quando, durante um período de 24 horas, Facebook, Instagram e WhatsApp passaram por interrupções de seus serviços em todo o mundo. A informação foi divulgada em 14 de março por Durov, através do seu canal oficial no aplicativo.
O Telegram levantou cerca de US$1,7 bilhão em duas rodadas de Oferta Inicial de Moedas (ICO) para sua plataforma em 2018. O montante fez com que a empresa desistisse de lançar uma ICO pública – o valor foi levantado por meio de vendas privadas de tokens.
A versão beta da TON chega com um relativo atraso, visto que os planos iniciais da Telegram eram de lançar o token e a rede até março deste ano. Um vídeo sobre o token TON chegou a ser vazado no mês passado, o que aumentou essa expectativa.
Até o momento, o Telegram não informou quando a blockchain será lançada oficialmente ao público.
Leia também: Fontes afirmam que Telegram planeja lançar sua plataforma blockchain em março