Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Tecnologia do Bitcoin Reforça Transparêcia e Descentralização na Internet Afirma Fundação Mozilla

  • Por Tayrone Santos
  • - 24/01/2017
  • às 19:09
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Tecnologia do Bitcoin Reforça Transparêcia e Descentralização na Internet Afirma Fundação Mozilla

Imagine sistemas bancários, redes sociais e até mesmo organizações públicas que sejam completamente autônomas, transparentes e sem propriedade individual. Ninguém pode criar uma crise hipotecária. Nenhum governo poderia encerrar um serviço.

No Internet Health Report 2017, a Fundação Mozilla aponta para uma Internet mais transparente e descentralizada, na qual a tecnologia Blockchain vai desempenhar um papel significativo.

O que faz uma Internet saudável?

Embora nós geralmente pensarmos na internet como uma rede global que é aberta e igual a todos, isso muitas vezes não é o caso. Diferentes países aplicam diferentes regras e restrições, como é o caso da China que usa o China Great Firewall  para controlar o acesso de toda  a polução com suas medidas de restrições.

Infelizmente a restrição prejudica a própria internet como uma rede global. De acordo com o Internet Health Report 2017, a internet funciona porque é aberta e distribuída, assim como Bitcoin.

O relatório apresentado pela Fundação Mozilla tinha como principal objetivo medir e comparar a saúde global da Internet em todo o mundo, com base em cinco marcadores diferentes que a Mozilla acredita ser os mais relevantes para determinar o bem-estar da World Wide Web. Esses marcadores são, inovação aberta, inclusão digital, descentralização, privacidade e segurança e alfabetização na Web.

Bitcoin baseia-se no conceito de computação do ‘Blockchain’… Nenhuma pessoa ou sistema detém todo o ledger de transações, e ninguém pode falsificar uma transação, porque todos na rede ajudam a validar e executar o banco de dados .

Resumindo: A propriedade é decentralizada e a segurança é reforçada.

Decentralização x Aplicações bitcoin

Tendo conhecimento de sua natureza descentralizada, a cadeia de blocos Bitcoin pode tornar-se a plataforma aberta para a criação de aplicações globalmente acessíveis, devido ao seu acesso aberto e natureza descentralizada. Simplificando, a ” internet do dinheiro” podendo ser muito mais do que apenas dinheiro para a internet.

O relatório diz:

Tecnologicamente, uma nova geração de desenvolvedores de software está sonhando com aplicativos que compõem e recompensam a descentralização. Um exemplo são redes de computadores peer-to-peer que empregam ‘Blockchains’ – as coisas que alimentam a criptografia do Bitcoin – para transações de dinheiro, bens e serviços. E talvez um dia, uma Internet que não vai necessitar de servidores Web.

Blockchain como servidores web

Um exemplo que é baseada na tecnologia do Bitcoin e não requer servidores é MaidSafe. A rede MaidSafe permite aos usuários criar e hospedar sites, armazenar dados privados e compartilhar dados públicos, através de uma rede descentralizada de computadores que compartilham os seus recursos de computação e são recompensados por isso.

Armazenamento em nuvem

Plataformas de armazenamento em nuvem tradicionais é outra área que está madura para novas implementações e melhoria. Os arquivos armazenados nessas plataformas são acessíveis há computadores que estão sujeitos a tempo de inatividade do servidor e geralmente são um alvo “honeypot“.

Por isso plataformas baseadas em Blockchain como Storj e Sia, por exemplo, permitir que os usuários possam armazenar dados em uma forma totalmente descentralizada.

Acesso Global e Inclusão Financeira

O relatório também observa que mais da metade da população mundial, ainda não tem acesso à internet. No entanto, Bitcoin e Blockchain pode levar até essas pessoas que ainda não têm acesso a aplicações móvel, para realmente fazer parte da economia global.

Na verdade, a infra-estrutura que foi construída em torno do Bitcoin pode ajudar qualquer pessoa com um dispositivo móvel, para sair de um sistema bancário  tradicional a ter acesso a serviços financeiros online de qualquer parte do mundo.

O que achou do relatório apresentado pela Fundação Mozilla? Deixe sua opinião.

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.