Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Taxa de inflação dos EUA dispara e pode favorecer o Bitcoin

  • Por Juliana Nascimento
  • - 11/03/2021
  • às 08:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Taxa de inflação dos EUA dispara e pode favorecer o Bitcoin
Foto: Pexels
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

O Departamento do Trabalho dos Estados Unidos divulgou, na quarta-feira (10), os dados do Índice de Preços ao Consumidor (CPI, sigla em inglês) referentes a fevereiro.

Segundo o relatório, o CPI aumentou 0,4% no mês passado. Somado ao crescimento de janeiro, de 0,3%, o ajuste do valor “cheio” dos últimos 12 meses subiu para 1,7%.

Especialistas sinalizam que este cenário acoplado com o novo pacote de estímulos econômicos aprovado pelo governo impacte na valorização do Bitcoin (BTC).

Análise dos números

A taxa da inflação não surpreendeu o mercado. Economistas consultados pelo Wall Street Journal já especulavam este aumento. A alta da gasolina, que subiu 6,9%, foi responsável por mais da metade da variação sazonal do CPI.

O índice de energia ficou um pouco abaixo do que a estimativa dos especialistas, fechou no aumento de 3,9%.

Além destes setores, os subíndices de abrigo, recreação, assistência médica e seguro de veículos também apresentaram crescimento. Enquanto isso, o CPI de serviços aéreos e turismo continuou a cair.

Após análise dos dados, o economista-chefe da Pantheon dos EUA, Ian Shepherdson, comentou:

“Os preços dos serviços médicos saltaram 2,0% mês a mês […] Mas as tarifas aéreas despencaram 5,1%.

Apesar da alta no preço do combustível de aviação, as tarifas dos quartos de hotel caíram 2,3%, em contraste com o aumento nas tarifas reportado pela STR, Inc. Essas quedas não podem durar.”

Reaquecimento da economia ou altos riscos?

Na quarta-feira, foi aprovado o novo pacote de estímulos do governo Joe Biden. Agora, cabe ao presidente dos Estados Unidos sancionar o projeto.

O objetivo é estimular a economia, enfraquecida devido à pandemia, com a injeção de R$ 12 trilhões.

As notas começarão a ser impressas pelo Sistema de Reservas Federal dos Estados Unidos (Fed, sigla em inglês) quando o presidente Joe Biden sancionar o plano.

Alguns investidores e executivos apontam que o projeto é arriscado e pode gerar efeito contrário. Isso porque a inflação tende a aumentar ainda mais, prejudicando a liquidez das organizações.

Bitcoin como reserva

Estima-se que a alta da inflação impacte na valorização do Bitcoin. Um crescente número de economistas e executivos enxergam no BTC uma forma de proteção contra preços mais altos do mercado.

Prevendo este cenário ou não, Michael Saylor, CEO da MicroStrategy, e outros investidores, já alocaram parte do patrimônio no criptoativo.

O economista da Navy Federal Credit Union, Robert Frick, alertou ao CoinDesk que por enquanto a inflação está controlada, porém “isso vai mudar”.

“Na primavera passada, quando os preços caíram à medida que a economia afundava em sua recessão mais profunda, desejávamos tempos em que a inflação retornasse […] Esses tempos devem chegar em alguns meses.”

Uma pesquisa do Goldman Sachs sinaliza que 22% dos investidores acreditam que o Bitcoin ultrapassará os US$ 100 mil nos próximos 12 meses.

Enquanto isso, entusiastas e investidores da tecnologia blockchain analisam as perspectivas do mercado através dos números.

Leia também: 5 criptomoedas para subir mais que o Bitcoin em março

Leia também: Bitcoin Cash quer ser melhor que Bitcoin, mas vale 10.000% menos

Leia também: Não comprar Bitcoin é pior erro da história, alerta bilionário

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.