Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

BIS aprova

Stablecoins podem conviver com CBDCs, diz autoridade financeira

  • Por CriptoFácil
  • - 24/06/2021
  • às 06:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Stablecoins podem conviver com CBDCs, diz autoridade financeira
Foto: Unsplash

O Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês) ampliou o apoio às moedas digitais emitidas por bancos centrais (CBDCs, sigla em inglês). Em novo relatório divulgado nesta quarta-feira (23), a organização disse que o projeto digital “é uma representação avançada de dinheiro para a economia”.

Além disso, um membro do BIS disse em entrevista coletiva que as CBDCs podem coexistir com as stablecoins. No entanto, as criptomoedas lastreadas em ativos reais precisam de regulamentação.

Principais conclusões

Hyun Song Shin, chefe de pesquisa do BIS, caracteriza as CBDCs como um “conceito cuja hora chegou”. A declaração do executivo fomenta as principais conclusões da nova pesquisa da organização.

Considerado o “banco central dos bancos centrais”, o BIS promove a cooperação monetária e financeira internacional de instituições financeiras governamentais.

Em seu último relatório, a organização ampliou seu apoio ao desenvolvimento das CBDCs. A instituição entende que as moedas digitais emitidas pelos bancos centrais oferecem vantagens únicas, como liquidez e integridade.

Além disso, a entidade monetária declarou que o “dinheiro digital deve ser projetado tendo em mente o interesse público”.

Para o BIS, as moedas digitais podem garantir plataformas de pagamentos abertas e maior competitividade em meio à inovação.

Neste tópico, a organização traça um paralelo com os sistemas de pagamento instantâneo do varejo. No Brasil, por exemplo, o Banco Central (Bacen) desenvolveu o Pix, que possui uma alta adesão entre os brasileiros.

O banco ainda destaca a melhoria em pagamentos internacionais e a limitação de riscos na substituição de moedas nacionais.

“Acordos de multi-CBDC podem superar os obstáculos de compartilhamento de identidades digitais através das fronteiras. Contudo, exigirão cooperação internacional”, frisou o BIS.

CBDCs podem coexistir com stablecoins

Para Benoît Cœuré, chefe do BIS Innovation Hub, a CBDC não é um projeto de transformação para o setor financeiro, mas uma ampliação de mercado.

“Trata-se de garantir que, neste novo mundo digital, o sistema financeiro permaneça competitivo e aberto”, declarou.

Além disso, o relatório diz que as moedas digitais precisam demandar tarefas operacionais e atividades comerciais voltadas para o consumidor a bancos comerciais.

Neste cenário, as stablecoins se tornam a comparação mais provável de disputa. Visto que Cœuré afirmou que criptomoedas, como Bitcoin, falharam no teste para se tornar meios de pagamento.

Questionado se os governos interessados em CBDCs permitirão a competição entre a moeda digital com stableboins, Cœuré disse:

“O que você chama de competição, eu chamaria de escolha para o cliente. Se você sair após essa entrevista coletiva e comprar uma cerveja, estará escolhendo entre dinheiro, cartão ou telefone celular. Esse é exatamente o tipo de escolha que queremos preservar quando falamos sobre CBDC — desde que o stablecoin seja devidamente regulamentado como meio de pagamento, é claro.”

Leia também: Bitcoin pode ter seu pior trimestre desde 2018

Leia também: Venus divulgará sua recuperação amanhã; XVS pode reagir?

Leia também: Especialistas ensinam como não perder dinheiro para influenciadores

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.