Robinhood, Kraken, Galaxy Digital e Paxos uniram forças para lançar uma nova rede global de stablecoins, USDG, ancoradas no dólar americano, com o objetivo de impulsionar o uso dessa tecnologia em escala mundial.
Em comunicado compartilhado com o CriptoFácil, a Paxos, empresa de infraestrutura blockchain, revelou que a iniciativa busca acelerar a adoção das stablecoins por meio de uma rede aberta e colaborativa.
A nova stablecoin, chamada USDG, entrou no mercado em 1º de novembro e, inicialmente, está disponível na blockchain Ethereum. Entretanto, a Paxos planeja expandir a circulação do USDG para outras redes, à medida que os regulamentos avancem.
“A falta de concorrência no mercado de stablecoins regulamentadas impediu o setor de alcançar seu potencial completo. O USDG vem para mudar essa dinâmica com um modelo mais equitativo, atraindo participantes do mercado tradicional e fomentando novos casos de uso para stablecoins”, afirmou Arjun Sethi, co-CEO da Kraken.
Stablecoin
Para aumentar a segurança e a confiança dos usuários, o USDG será emitido a partir de Singapura e operará em conformidade com o novo quadro regulatório da Autoridade Monetária de Singapura (MAS), estabelecido em agosto de 2023.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
O respaldo da stablecoin virá de reservas mantidas pelo DBS Bank, o maior banco de Singapura, com ativos como depósitos em dólares, títulos do governo americano de curta duração e equivalentes em dinheiro, garantindo a paridade 1:1 com o dólar americano.
“A parceria com o DBS Bank permitirá que a USDG atenda a uma demanda de nível empresarial, aumentando a confiança e a robustez da stablecoin para uso global”, explicou Ronak Daya, chefe de produto da Paxos.
A criação da Rede Global do Dólar permitirá que instituições financeiras qualificadas, como custodiantes, exchanges e fintechs, se juntem ao consórcio por meio de convites.
Essa abordagem colaborativa visa não apenas fortalecer a presença da USDG no mercado, mas também criar um ecossistema mais diversificado e competitivo. Além da USDG, a Paxos também oferece outras stablecoins, como PayPal USD (PYUSD) e Pax Dollar (USDP).
A entrada do USDG no mercado ocorre em um cenário dominado pelos gigantes Tether (USDT) e USD Coin (USDC), que representam, respectivamente, 56% e 27% do fornecimento de stablecoins na Ethereum, segundo dados do DefiLlama.
A ambição do consórcio, no entanto, é desafiar esse domínio, oferecendo uma alternativa segura e regulamentada que incentive o uso das stablecoins entre investidores institucionais e usuários comuns